Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livro aborda avanços na medicina veterinária forense

O livro Tratado de Medicina Veterinária Legal já está à venda (foto Arquivo autores)

Médicos veterinários, pesquisadores e estudantes são o público-alvo do livro  “Tratado de Medicina Veterinária Legal”, da Editora Medvep, lançado esta semana em Curitiba. Com 20 capítulos, escritos por um conjunto de 26 colaboradores, o livro abrange tópicos contemporâneos, trazendo um repertório de temas compilados de forma didática e clara, que mostram o avanço da medicina veterinária forense como especialidade.

A obra foi organizada pelos médicos veterinários Raimundo Alberto Tostes, professor do curso de Medicina Veterinária da UPFR/Palotina; Sérvio Túlio Jacinto Reis e Valdecir Vargas Castilho.  Entre os 26 profissionais que colaboraram estão peritos, especialistas e pesquisadores de importantes universidades e instituições ligadas às ciências forenses no Brasil e no exterior. Da UFPR, também participam as professoras Carla Molento, Rita de Cássia Garcia e Juliana Quadros.

O livro, prefaciado pelo médico veterinário e professor aposentado da UFPR Antônio Felipe Paulino de Figueiredo Wouk e pelo advogado Marlon Jacinto Reis, abrange os múltiplos aspectos da medicina veterinária legal praticada no Brasil. Hoje, a especialidade se beneficia do incremento no diagnóstico de distúrbios, o que progressivamente tem possibilitado novas abordagens periciais, adoção de protocolos de análise e a evolução da legislação acerca da natureza jurídica dos animais. Segundo o professor Raimundo Tostes, “ obra lança uma luz sobre a questão do direito do animal; e também é uma bela provocação que deverá pautar uma reconciliação com a natureza animal”.

Organizadores do livro: Valdecir Castilho (esq), Sérvio Reis e Raimundo Tostes.

O lançamento do “Tratado de Medicina Veterinária Legal” encerrou as atividades do segundo dia do Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, em Curitiba, no dia 25 de julho. A cerimônia contou com a presença dos autores e dos prefaciadores, além do professor Amadeu Bona Filho, diretor do Setor de Ciências Agrárias, representando reitor da Universidade Federal do Paraná, e Elza Maria Galvão, do Sindivet-PR (Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná). Prestigiaram também o lançamento do livro representantes da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal, da Polícia Federal, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Pinhais, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Sociedade Paulista de Medicina Veterinária. Em função da abrangência da obra, na ocasião os organizadores Raimundo Tostes, Sérvio Reis e Valdecir Castilho foram agraciados com o prêmio de Destaque do Ano na Medicina Veterinária.

Durante o lançamento do livro: Marlon Reis, Antônio Felipe Wouk, Amadeu Bona Filho, Elza Cifoni Arns, Valdecir Castilho, Sérvio Reis, Raimundo Tostes (foto arquivo autores)

“Tratado de Medicina Veterinária Legal” está sendo comercializado pela Editora Medvep em formato impresso e digital (E-book). Contatos pelo site da Medvep é http://medvep.com.br/  , fones (41) 3039-1100 e 3039-2867 ou e-mail: medvep@medvep.com.br

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...