Desenvolver as potencialidades e o talento de alunos com altas habilidades e superdotação é um desafio para profissionais da educação. Para tratar da temática, o livro “Altas Habilidades/Superdotação: Criatividade e Emoção” reúne as experiências de diversos especialistas da área.
O livro foi lançado durante o congresso internacional do Conbrasd, que é o principal conselho nacional para superdotados, em Foz do Iguaçu,em novembro. O lançamento em Curitiba aconteceu no dia 5 de dezembro.
A organização da obra ficou por conta de Fernanda Hellen Ribeiro Piske, doutoranda em Educação pela UFPR e especialista em Educação Especial; Jarci Machado, professora da rede estadual de ensino; Tania Stoltz, professora da Pós-Graduação em Educação da UFPR; e Sara Bahia, professora da Universidade de Lisboa.
Mais de 20 especialistas colaboraram com artigos sobre o tema. Para a organização deste livro, Fernanda Piske usou suas experiências no desenvolvimento da criatividade de seus alunos de escolas municipais, e também seu trabalho como pesquisadora da área de Altas Habilidades e Superdotação da UFPR. “Esta obra pode ser utilizada como importante apoio por professores da rede municipal de ensino e por todos os profissionais de Educação, além de esclarecer dúvidas de pais e alunos que se interessam por esta temática”, diz Fernanda.
O livro reúne reflexões e investigações realizadas em contextos e realidades diversos. Os autores são de vários países, o que traz diversidade dos olhares sobre a temática das altas habilidades.
Por Helen Mendes
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]