Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Jornada de obstetrícia promove reflexão sobre urgências na área

Superintendência de Comunicação Social     11 de julho de 2018 - 12h34

O campus Toledo recebeu nos dias 6 e 7, o evento “Jornada de Urgências e Emergências em Obstetrícia, aprendendo na prática”, organizado pelo curso de Medicina com intuito de promover o debate e a reflexão em torno dos principais temas da área. Participaram 96 pessoas.

Foram discutidas de forma prática situações como pré-eclâmpsia e eclampsia, hemorragias, distocia do parto e outras situações graves que exigem cuidados intensivos e que colocam em risco as vidas da gestante e do feto.

As simulações foram feitas apenas por médicos e profissionais já formados. Os estudantes puderam participar como espectadores (Foto: Cristina Rodrigues)

 

Durante as intervenções, foram exibidos casos clínicos e simulações no Centro de Simulação Realística do Campus Toledo.  A técnica representou situações do dia a dia e dificuldades enfrentadas na resolução dos casos.

Para as palestras, foram convidados profissionais renomados na área, como os médicos Marcelo Guimarães Rodrigues, Vinicius Pacheco Zanlorenci, Claudio Bednarczuk e o professor da UFPR  Jam Pawel Andrade Pachnicki. Os dois dias de evento foram divididos em módulos.

O curso teórico-prático contou com parcerias da Sociedade Paranaense de Ginecologia e Obstetrícia,  Secretaria Municipal de Saúde de Toledo e a empresa Laerdal Medical, que disponibilizou os simuladores de alta fidelidade  e forneceu apoio técnico para representar os casos clínicos.

A diretora do campus Toledo, professora Cristina de Oliveira Rodrigues, explica que essas parcerias e eventos como a Jornada são essenciais para a UFPR: “Nós fazemos parte desta comunidade e queremos atuar como agentes de transformação, contribuindo para melhorar os indicadores de saúde”, afirma.

O evento também contribuiu para a atualização dos profissionais que já atuam na área obstétrica e ginecológica. Segundo a professora Naura Angonese, coordenadora do curso de Medicina do campus Toledo e organizadora da Jornada, o objetivo principal é “contribuir para uma melhor assistência às gestantes e seus conceptos a fim de reduzir as taxas de mortalidade materna e perinatal na região”.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR