Intelectuais do Paraná comemoram 40 anos da rebelião estudantil de maio de 68

O pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, será palco de uma intensa atividade cultural hoje, 14 de maio, data que os intelectuais paranaenses comemoram os 40 anos da rebelião estudantil que varreu o mundo e – não podia ser diferente – o Paraná e o Brasil. Um dos coordenadores do evento José Ferreira Lopes, o Dr. Zequinha, militante do PCdoB e ex-preso político, explica o conceito “intelectual” empregado por ele: “Toda a nossa geração de 68 é intelectualizada pela academia ou pela organicidade e participação dos movimentos sociais”, opina Dr. Zequinha, que cita o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva como “o principal representante dos intelectuais orgânicos no mundo”. “É um conceito gramsciniano”, referindo-se ao italiano Antonio Gramsci, filósofo, educador e militante político anti-fascista.

O médico Dr. Zequinha, ex-diretor da União Paranaense dos Estudantes (UPE), ficou imortalizado na foto de Edson Jansen (Prêmio Esso de Fotojornalismo de 1968), quando enfrentava a cavalaria do exército com um estilingue. O ex-estudante de Medicina, quando questionado, afirma que “acertou o alvo” durante aquela perseguição no pátio da UFPR.

“É muito emocionante voltarmos ao pátio da UFPR nas condições democráticas atuais”, diz Dr. Zequinha, ao frisar que o evento que ajuda a coordenar “é para lembrar à sociedade as atrocidades que o regime autoritário cometeu contra a juventude e a uma geração inteira”.

O evento “Maio de 68 – 40 anos depois” propõe valorizar o passado para construir o futuro. Por isso debaterá em três painéis as seguintes questões: 1) Juventude 68: Repercussões e seus Legados; 2) Anos 80: Democratização da Universidade e do Ensino; e 3) Movimento Estudantil Atual, Demandas e Perspectivas.

A promoção do evento é da União Paranaense dos Estudantes (UPE), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES). A entrada será gratuita e não é preciso fazer inscrição antecipada.

Serviço:

“Maio de 68 – 40 anos depois”

Data e horário: dia 14 de maio, quarta-feira, às 14 horas

Local: pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

(Rua Dr. Faivre, 405, Centro)

Fonte: UPE/UNE/UBE/UPES