Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Instituto Tecnológico da UFPR promove oficinas em São Paulo e Mato Grosso

Sonia Loyola     27 de agosto de 2013 - 10h34

Oficina de fotografia em Castilho, São Paulo

Oficina de fotografia em Castilho, São Paulo

A oficina do Programa de Educação Ambiental do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI/UFPR) discute a fotografia como proposta pedagógica nos municípios de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul e Castilho, em São Paulo. Participaram da oficina no Município de Três Lagoas, cerca de 60 professores da rede municipal de ensino, neste mês de agosto. O curso integra o projeto de Gestão Ambiental G-Pontes realizado durante a construção da ponte sobre o Rio Paraná, na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A atividade é coordenada pela professora do Setor de Educação da UFPR Christiane Gioppo. Os docentes que trabalham com turmas do Ensino Infantil e Fundamental, foram estimulados a convidar seus alunos a produzir fotografias relacionadas com o tema “Água”. A intenção é oferecer aos docentes e estudantes um novo olhar para o meio ambiente no município onde vivem. Algumas das imagens produzidas pelas crianças foram discutidas, em especial, a experiência vivenciada por eles no desenvolvimento do projeto em sala de aula.

Oficina em Castilho ─ Aproximadamente 35 professores do Município de Castilho participaram também da oficina sob a orientação da professora Christiane. Lá, o tema proposto foi “(Des) construindo olhares sobre Castilho”. O objetivo da iniciativa foi sensibilizar os docentes da rede municipal para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica referente a questões ambientais através da fotografia.

PEA ─ O Programa de Educação Ambiental (PEA) atende a necessidade de reflexão sobre as questões ambientais de maneira interdisciplinar na sala de aula. Para isso, as oficinas trabalharam a fotografia e estimularam os docentes a explorar um novo olhar sobre o ambiente onde vivem. O projeto G-Pontes é uma parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a UFPR por meio do ITTI para a Gestão Ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais. Outra intenção é cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

ITTI ─ O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à Gestão Ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos do instituto também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR