UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Inscrições para Especialização em Gestão Pública abrem dia 14

As inscrições para a próxima turma do curso de Especialização em Gestão Pública a Distância serão realizadas de 14 a 30 de novembro na Unidade de Qualificação da Progepe, na Rua Dr. Faivre, 590, 3 andar, das 8 às 18 horas.

As aulas começam em 22 de fevereiro do próximo ano. O primeiro encontro será no auditório da Progepe e terá aulas gravadas e ao vivo. O curso terá a duração de 360 horas e os alunos deverão concluir o TCC em um ano e meio. O objetivo é capacitar os alunos a criar possíveis soluções para os problemas da Gestão Pública e sobre a aplicabilidade dos conceitos adquiridos, assim como desenvolver competência humana para o gerenciamento, com ênfase na aprendizagem organizacional, ampliando a capacidade profissional.

VAGAS ─ Serão ofertadas 250 vagas para servidores da UFPR e 25 será]ao revertidas em bolsas para funcionários da Funpar.

SELEÇÃO ─ A seleção será realizada por comissão composta de um integrante da CIS, um da Progepe e dois representantes dos servidores técnico-administrativos no Coplad, mediante apreciação dos documentos entregues pelos candidatos. Serão considerados como critérios para classificação dos vestibulandos a compatibilidade do curso com a expectativa colocada na carta de intenção, considerando prioritários aqueles que ainda não tiverem cursado especialização. Poderão ser utilizados como critérios de desempate o tempo de serviço prestado na instituição e maior idade.

A relação dos candidatos selecionados será divulgada no dia 07/12/2012 na página http: www.progepe.ufpr.br , após análise da comissão de seleção.

DISCIPLINAS ─ Entre as disciplinas ministradas durante o curso estão:
Epistemologia
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Gestão Pública de Excelência
Estado, Poder e Gestão
Políticas Públicas
Metodologia da Pesquisa
Orçamento e Finanças Públicas
Planejamento Estratégico
Sustentabilidade e Desenvolvimento Local
Aprendizagem Organizacional
Desenvolvimento de Competências
Subsistemas de Recursos Humanos
Trabalho de Conclusão de Curso ─ TCC

AVALIAÇÃO DO CURSO ─ No decorrer das aulas os alunos serão avaliados nas habilidades: de reflexão, crítica, síntese e planejamento, por meio de atividades de leitura e práticas desenvolvidas na modalidade e-learning com uso das tecnologias da informação.

Para ser considerado aprovado em cada disciplina, o aluno deverá obter a frequência mínima de 80% em todas as atividades programadas e média igual ou superior a 70 pontos. O sistema de avaliação é formado por:
a) Avaliação presencial mensal escrita, no final de cada módulo, em auditórios disponibilizados pela Progepe.
b) Exercícios de fixação de conteúdo para cada aula, com questões de múltipla escolha a serem respondidos no ambiente virtual seguindo o calendário acadêmico.
c) Os relatórios do conteúdo prático e do levantamento de informações deverão ser postados no ambiente virtual de aprendizagem e acompanhados pelos tutores responsáveis.
d) Estudos de caso que visam simular situações vivenciadas no dia a dia profissional, os quais serão avaliados por meio de relatórios e/ou questões objetivas a serem postados no ambiente virtual de aprendizagem.
e) Questões a serem respondidas nos fóruns de discussão.

Todas estas atividades serão desenvolvidas e postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, para acompanhamento constante da coordenação do curso. Serão corrigidas pelos tutores, que também darão feedback sobre a performance do aluno.
O candidato que, por qualquer motivo, deixar de atender as normas e as recomendações estabelecidas para avaliação será automaticamente eliminado do curso.

Informações pelo site da Progepe: www. progepe.ufpr.br

Sugestões

UFPR recebe presidente da Fiocruz para aula magna sobre gestão pública 
Para marcar o início no ano letivo, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP/4P) da...
UFPR lamenta falecimento da professora aposentada Imara Teresa Milhoretto
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento da professora aposentada Imara Teresa...
UFPR é indicada em prêmio nacional de comunicação pública
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é finalista em duas categorias da 2ª edição do Prêmio Social...
Fachada do HC se ilumina nesta semana em prol do Dia Mundial do Rim
Este ano com a temática: “Saúde dos rins: Exame de creatinina para todos” O Dia Mundial do Rim tem...