Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

III Evento de Engenharia de Produção debate inovação e empreendedorismo em Jandaia do Sul

O III Evento de Engenharia de Produção (Evenpro) foi realizado entre 1 e 5 de outubro no Campus Avançado de Jandaia do Sul com o tema “Inovação e Empreendedorismo”. De acordo com a coordenação do curso, a Semana Acadêmica reuniu 115 alunos. Palestras, minicursos e visitas técnicas compuseram a programação.

“Este evento é muito importante para os acadêmicos. Além de participar do evento, eles podem ajudar a organizar e estruturar. Os alunos de Engenharia de Produção do campus têm duas características marcantes desde a primeira turma: em sua maioria, são pró-ativos e engajados na vida universitária”, afirma a vice-coordenadora do Curso de Engenharia de Produção, Juliana Verga Shirabayashi. O evento foi organizado em parceria com o Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (Caenpro).

III Evenpro no Campus Avançado de Jandaia do Sul. Foto: Gabriel Oberdan Boychiko

Empreendedorismo, o papel do engenheiro civil no melhoramento contínuo das organizações, Lean Manufacturing – também conhecido como Sistema Toyota de Produção – e o desenvolvimento de produtos de qualidade pela ferramenta Seis Sigma foram assuntos abordados durante o evento, que contou com quatro visitas técnicas a empresas da região, três minicursos e mesa redonda sobre perspectivas atuais e futuras para o curso de Engenharia de Produção.

Para Juliana, o diferencial da edição de 2018 foi a variedade e quantidade de atividades ofertadas aos participantes. “Na abertura, com a palestra do professor Simão Nicolau Stelmastchuk, ficou evidente a importância do empreendedorismo e da inovação, tema do evento.  A palestra do engenheiro mecânico e especialista em Lean Manufacturing, Flávio Henrique Mansano Ortega, possibilitou aos ouvintes diferentes perspectivas sobre o mercado de trabalho – dificuldades e oportunidades”.

Por Bruna Bertoldi Gonçalves