UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

III Encontro de Coordenadores de Curso de Graduação e Educação Profissional

PROGRAD apresenta bases do Programa de Inovação e Qualidade na Graduação

Mesa de abertura do evento

Na abertura do III Encontro de Coordenadores, o Reitor da UFPR, Prof. Zaki Akel Sobrinho anunciou o Fundo de Desenvolvimento Acadêmico (FDA), voltado aos projetos de Graduação e Educação Profissional. Estiveram ainda presentes o Vice-reitor, Prof. Rogério Andrade Mulinari, a Pró-reitora de Graduação (PROGRAD), Profa. Maria Amélia Sabbag Zainko e o Presidente do Fórum de Coordenadores de Curso de Graduação, Prof. Ângelo Ricardo de Souza. O evento contou com a participação de mais de 60 participantes, entre Coordenadores e Vice-coordenadores dos cursos e Diretores de Setor.

A Pró-reitora Maria Amélia apresentou as bases para o Programa de Inovação e Qualidade, referente ao ano de 2014, promovidas pela PROGRAD, para discussão com os coordenadores presentes. “O Programa não está fechado”, adiantou a Pró-reitora, explicando que o material apresentado será encaminhado para todos os Coordenadores, os quais participarão da sua construção. O Programa é amplo e prevê diversos aspectos voltados à melhoria da Graduação: inovações metodológicas, modernização de infraestrutura, ensino à distância e utilização de recursos educacionais abertos, tutoria articulada com a pós-graduação, entre outros esforços. Apresenta ainda ênfases voltadas à atuação do professor, ao aluno e ao técnico-administrativo, além de propor a articulação com os processos avaliativos, que serão retomados e que voltam a subsidiar o Programa para as avaliações aplicadas aos professores e alunos.

Ao relembrar a época em que foi Coordenador do curso de Administração da UFPR, o Reitor Zaki Akel Sobrinho falou da importância de uma avaliação adequada dos cursos de graduação, com um olhar coletivo, em sintonia com o que a sociedade deseja, e da necessidade dos alunos serem parceiros na avaliação dos seus cursos, para uma gestão de qualidade. Ele também enfatizou que é um desafio ser Coordenador, uma vez que as coordenações repercutem a qualidade dos cursos.

De acordo com a pró-reitora, a qualidade na graduação já foi objeto de dois outros editais específicos na atual gestão. Os editais anteriores investiram cerca de R$ 6 milhões e produziram bons resultados. Ela elogiou vários cursos que apresentaram propostas nestes editais e que melhoraram seu desempenho em avaliações internas e externas.

Segundo a administração central da UFPR, o edital neste ano de 2014 é diferenciado: é o próprio Edital do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico (FDA), que destinará R$ 1.800.000,00 prioritariamente a projetos de melhoria na graduação. Outro projeto a ser disponibilizado para análise dos coordenadores pela PROGRAD diz respeito aos indicadores gerenciais da Graduação. Valmir França, Coordenador de Políticas de Avaliação Institucional de Ensino da PROGRAD, apresentou alguns desses índices, como números de evasão e outros dados importantes, como o jubilamento (hoje são 352 alunos que se encontram nesta situação), para que os Coordenadores possam entender e enfrentar os problemas que impactam diretamente nos resultados de qualidade dos cursos.

O III Encontro de Coordenadores de Curso de Graduação e Educação Profissional contou ainda com a apresentação de encaminhamentos do Controle Acadêmico, feita pelo professor Mauro José Belli, Coordenador de Políticas de Acesso e Permanência da PROGRAD. Além disso, realizou-se uma reflexão sobre os aspectos referentes ao dia a dia das coordenações com relação às matrículas e documentações acadêmicas.

O último momento do III Encontro foi reservado ao Fórum dos Coordenadores, que discutiu as possíveis ações sobre os assuntos apresentados e outros temas específicos demandados pelos Coordenadores.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...