Extensão e Cultura

Idosos de Palotina poderão fazer parte da Universidade Aberta da Maturidade em 2019

Jéssica Tokarski     12 de julho de 2018 - 12h52

O projeto de extensão Universidade Aberta da Maturidade (UAM), desenvolvido em Curitiba desde 2012, terá sua primeira turma em Palotina no início de 2019. A implantação das atividades no Setor foi iniciativa da vice-reitoria, Graciela Bolzón De Muniz.

Os professores e representantes do setor receberam com muito entusiasmo a proposta, realizada em reunião no Setor Palotina em 29 de junho. Na unidade, o projeto terá como coordenadora a professora Marivone Valentim Zabott, do departamento de Biociências/Setor Palotina, e como vice-coordenadora a servidora Renata Cristina da Costa Gotardo, pedagoga vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estundantis (PRAE) no setor.

Reunião realizada no Setor Palotina com a presença da direção do setor, dos representantes do Comitê Setorial de Extensão,da vice-reitora e da vice-coordenadora da UAM.

A primeira turma será composta por aproximadamente 40 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, sendo 90% das vagas destinadas à população da região e 10% aos servidores aposentados da UFPR. As atividades devem ter início no primeiro semestre do próximo ano.

“A história do Setor Palotina mostra como a comunidade local e regional foi importante para a consolidação do setor. Assim, a atual gestão da UFPR entende ser de suma importância a implantação de um projeto de extensão voltado para pessoas da comunidade que contribuíram de forma magistral para a permanência e ampliação do campus na cidade”, conta Simone Benghi Pinto, vice-coordenadora da UAM em Curitiba.

Renata Gotardo e Marivone Zabott, responsáveis pelo projeto no Setor Palotina.

Experiências do projeto em Curitiba têm demonstrado que atividades educativas em um espaço de exercício e construção da interdisciplinaridade – com participação de professores, pesquisadores, técnicos, alunos de graduação e de pós-graduação – otimizou a promoção da qualidade de vida para o desenvolvimento cultural e social dos 550 idosos envolvidos nas atividades desde o início da UAM.

As atividades compreendem cursos, oficinas, eventos e visitas, contemplando os seguintes temas principais: inclusão digital; direito do idoso; saúde do idoso; atividades corporais; empreendedorismo; meio ambiente; gerontologia; arte e cultura. O projeto tem como principal diretriz resgatar o valor social dos idosos de forma articulada e interdisciplinar.

“Os idosos buscam atividades na UFPR por diferentes razões, entre elas estão a inclusão social, a troca de saberes, o aprimoramento da atenção, o contato com indivíduos fora do ciclo familiar, o bem-estar emocional, a criação de novas amizades e a conectividade com a comunidade acadêmica”, explica Simone.

Cerimônia de encerramento do projeto Universidade Aberta da Maturidade no período 2013-2014. Foto: Rodrigo Juste Duarte

A implementação do projeto em Palotina teve apoio do diretor de apoio aos campi avançados, Helton José Alves; da vice-coordenadora da UAM em Curitiba, Simone Benghi Pinto; da coordenadora de apoio às entidades estudantis da PRAE e antiga coordenadora da UAM em Curitiba, Adelia Junglos Alves; e da assessora especial do gabinete da reitoria, Jane do Rocio Kiatkoski Schunemann.

Em Curitiba o projeto, coordenado pela professora Taiuani Marquine Raymundo, encerrou a sexta turma em junho de 2018 e já tem data para o início das aulas do próximo grupo que será composto por 80 idosos. As atividades têm início em 21 de agosto de 2018.