Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Idosos de Palotina poderão fazer parte da Universidade Aberta da Maturidade em 2019

Jéssica Tokarski     12 de julho de 2018 - 12h52

O projeto de extensão Universidade Aberta da Maturidade (UAM), desenvolvido em Curitiba desde 2012, terá sua primeira turma em Palotina no início de 2019. A implantação das atividades no Setor foi iniciativa da vice-reitoria, Graciela Bolzón De Muniz.

Os professores e representantes do setor receberam com muito entusiasmo a proposta, realizada em reunião no Setor Palotina em 29 de junho. Na unidade, o projeto terá como coordenadora a professora Marivone Valentim Zabott, do departamento de Biociências/Setor Palotina, e como vice-coordenadora a servidora Renata Cristina da Costa Gotardo, pedagoga vinculada à Pró-reitoria de Assuntos Estundantis (PRAE) no setor.

Reunião realizada no Setor Palotina com a presença da direção do setor, dos representantes do Comitê Setorial de Extensão,da vice-reitora e da vice-coordenadora da UAM.

A primeira turma será composta por aproximadamente 40 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, sendo 90% das vagas destinadas à população da região e 10% aos servidores aposentados da UFPR. As atividades devem ter início no primeiro semestre do próximo ano.

“A história do Setor Palotina mostra como a comunidade local e regional foi importante para a consolidação do setor. Assim, a atual gestão da UFPR entende ser de suma importância a implantação de um projeto de extensão voltado para pessoas da comunidade que contribuíram de forma magistral para a permanência e ampliação do campus na cidade”, conta Simone Benghi Pinto, vice-coordenadora da UAM em Curitiba.

Renata Gotardo e Marivone Zabott, responsáveis pelo projeto no Setor Palotina.

Experiências do projeto em Curitiba têm demonstrado que atividades educativas em um espaço de exercício e construção da interdisciplinaridade – com participação de professores, pesquisadores, técnicos, alunos de graduação e de pós-graduação – otimizou a promoção da qualidade de vida para o desenvolvimento cultural e social dos 550 idosos envolvidos nas atividades desde o início da UAM.

As atividades compreendem cursos, oficinas, eventos e visitas, contemplando os seguintes temas principais: inclusão digital; direito do idoso; saúde do idoso; atividades corporais; empreendedorismo; meio ambiente; gerontologia; arte e cultura. O projeto tem como principal diretriz resgatar o valor social dos idosos de forma articulada e interdisciplinar.

“Os idosos buscam atividades na UFPR por diferentes razões, entre elas estão a inclusão social, a troca de saberes, o aprimoramento da atenção, o contato com indivíduos fora do ciclo familiar, o bem-estar emocional, a criação de novas amizades e a conectividade com a comunidade acadêmica”, explica Simone.

Cerimônia de encerramento do projeto Universidade Aberta da Maturidade no período 2013-2014. Foto: Rodrigo Juste Duarte

A implementação do projeto em Palotina teve apoio do diretor de apoio aos campi avançados, Helton José Alves; da vice-coordenadora da UAM em Curitiba, Simone Benghi Pinto; da coordenadora de apoio às entidades estudantis da PRAE e antiga coordenadora da UAM em Curitiba, Adelia Junglos Alves; e da assessora especial do gabinete da reitoria, Jane do Rocio Kiatkoski Schunemann.

Em Curitiba o projeto, coordenado pela professora Taiuani Marquine Raymundo, encerrou a sexta turma em junho de 2018 e já tem data para o início das aulas do próximo grupo que será composto por 80 idosos. As atividades têm início em 21 de agosto de 2018.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR