Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

I Simpósio de Literatura Negra Ibero-Americana celebra Dia da Consciência Negra

O  Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR realiza até amanhã, quarta-feira (19) o I Simpósio de Literatura Negra Ibero-Americana. O evento, realizado no Edifício Dom Pedro I, na Reitoria, reúnee professores de diversas universidades do Brasil para abordar a ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas, que formam a diversidade cultural latino-americana e, por extensão, a brasileira.

Nos três dias, o simpósio tem início às 9h e segue com conferências até 21h30. O primeiro dia do evento começa com o registro dos participantes, desde as 8h30, no saguão térreo do Edifício Dom Pedro I, e abertura oficial na sala 1005B. Em seguida, acontecem sessões de comunicações durante a manhã e a tarde e uma conferência durante a noite, a partir das 19h15. Esta agenda se repete durante todo o evento.Na ocasião, acontecem discussões sobre a representação do negro na literatura, problematizando a questão do “negro escrito”, assim como a sua contribuição para a formação da identidade nacional, a partir de leituras de obras de escritores negros e de afrodescendentes.

Para hoje (18), está prevista a apresentação do professor Anelito de Oliveira, da Universidade Estadual de Montes Claros, falando sobre “Hibridações originárias: a produtividade sociocultural do espaço ibérico no século XXI”. No 19, a conferência será a respeito da “Cultura afrodescendente, ontem e hoje: novas possibilidades interpretativas à luz dos estudos pós-coloniais”, com a professora Heloisa Toller Gomes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Especialmente no dia 20 de novembro, será celebrado o Dia da Consciência Negra com atividades culturais e artísticas realizadas em frente à Igreja do Rosário, no Largo da Ordem (confira aqui programação). Encerrando o Simpósio, a professora Mail Marques de Azevedo, da Universidade Federal do Paraná, apresenta a última conferência, “Relações coloniais entre a Europa e a América: do Atlântico negro ao Atlântico pardo”.

Acompanhe mais no site do evento.

Por Franciane Martins (sob orientação de Jéssica Maes)

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...