UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

I Conferência Livre do Fórum Estadual de Educação reuniu cerca de 300 pessoas no Teatro da Reitoria

"I Conferência Livre do Fórum Estadual de Educação - PR"
"I Conferência Livre do Fórum Estadual de Educação - PR - Foto: Leonardo Bettinelli"

Aproximadamente 300 pessoas compareceram na manhã de sexta-feira, (01/03) na “I Conferência Livre do Fórum Estadual de Educação ─ PR”. Realizada no Teatro da Reitoria, a conferência iniciou com as boas-vindas do reitor Zaki Akel Sobrinho. “O Paraná tem muito a falar sobre a Educação e já conseguimos ver a ampliação de possibilidades na área, da creche à pós-graduação”. Compondo a mesa de debates, a diretora do Setor de Educação, professora Andrea Caldas destacou o significado histórico do momento. “Estamos estabelecendo um elo à corrente construída antes de nós”, disse, lembrando que a luta pela Educação remonta ao ano de 1932.

Promovida pelo “Fórum Estadual de Educação do Paraná” a “Primeira Conferência Livre de Educação” tem como foco a promoção dos debates preparatórios às conferências municipais, intermunicipais, estadual e nacional de Educação para o Fórum Nacional de Educação (Conae-2014). Na pauta, a mesa de debates sobre “A Conferência Nacional de Educação: O Plano Nacional de Educação e o Regime de Colaboração” com a presença do secretário executivo adjunto do MEC e coordenador do Fórum Nacional de Educação Francisco das Chagas Fernandes; do professor da UFPR Ângelo Ricardo de Souza e da representante da Secretaria de Estado da Educação do Paraná Andrea Barbosa Gouveia. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.educacao.ufpr.br/?q=node/438.

Avanços ─ Para o representante do MEC Francisco das Chagas Fernandes, a educação brasileira passa por uma fase de avanços. Nesse sentido, citou a expansão das universidades públicas; a implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); a reformulação do piso salarial dos professores e outros. “O próximo Conae discutirá um planejamento para a Educação nos próximos dez anos”, considerou.

A professora Andrea do Rocio Caldas explicou que esta mobilização está sendo realizada em todo o país. “A Educação passou a ser uma preocupação de toda a sociedade”.
Ainda o doutor em Educação e membro da Comissão Organizadora do Conae, Toni Reis disse que “estamos dando os primeiros passos para a conferência nacional. Importante lembrar também que lutamos por uma Educação inclusiva, com respeito à diversidade e sem preconceito”.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...