Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Hospital de Clínicas inaugura Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados

Inauguração da Central de Materiais Esterilizados do HC - Foto: Marcos Solivan
Inauguração da Central de Materiais Esterilizados do HC – Foto: Marcos Solivan

Com uma área de 507,5 m2 e uma capacidade instalada para processar mais de 300 itens, a nova Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados (UPME) do Hospital de Clínicas (HC) teve sua inauguração oficial no dia 23 de fevereiro com descerramento de placa e homenagens aos envolvidos em mais esta conquista.

Na ocasião, o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, fez homenagens aos trabalhadores do HC. A obra entregue “melhorou as condições de trabalho, trazendo mais humanização ao trabalhador”, concluindo que não é apenas um discurso, mas, uma prática de sua gestão à frente da UFPR, frisou Zaki. Destacou também o trabalho de Flávio Tomasich e dos diretores anteriores do HC, Giovanni Loddo e Heda Amarante, que propiciaram ao Hospital dar continuidade a uma evolução progressiva e alcançar as conquistas de hoje. O vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, por sua vez, ressaltou que “a relação custo-eficiência será muito maior agora, aumentando, inclusive, a qualidade do atendimento ao paciente”.

O superintendente do complexo do HC, Flávio Tomasich, homenageou, também, seus antecessores. Ele explicou que as centrais de materiais esterilizados nos Hospitais trabalharam de maneira totalmente descentralizada nos anos de 1940, passando para semi-descentralizadas, nos anos de 1950 e, a partir dos anos de 1990, somente os hospitais mais modernos, de maneira totalmente centralizada. E o HC agora faz parte desses poucos hospitais inovadores.

A gerente da nova unidade (UPME), a enfermeira chefe Luciana Grittem, agradeceu a todas as unidade internas do Hospital que se uniram no esforço comum de tornar concreto esse projeto que tanto beneficiará o HC.

Em seguida, foi descerrada uma placa de inauguração e os presentes, devidamente equipados, puderam fazer visitas às novas instalações.

 

UPME – Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados

Central de Materiais Esterilizados do HC otimizará recursos e dará mais conforto aos trabalhadores - Foto: Marcos Solivan
Central de Materiais Esterilizados do HC otimizará recursos e dará mais conforto aos trabalhadores – Foto: Marcos Solivan

Antes – Anexa ao centro cirúrgico central, a área ocupada era pequena (166 m²) e não permitia as adequações necessárias exigidas pela RDC 15/2012. Isto dificultava o acesso dos demais usuários do Hospital (unidades de internação, ambulatórios, serviços diagnósticos e outros), feito apenas pela escada ou pelo elevador do centro cirúrgico.

Agora – A nova CME, nominada de Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados (UPME), possui 507,5 m², será independente e centralizará todo o processamento de materiais do Complexo Hospitalar HC-UFPR (desinfecção e esterilização). Desta forma pretende-se padronizar condutas, otimizar materiais, medir custos reais de processamento, reduzir custos com insumos utilizados no processamento de materiais.

A nova estrutura possui climatização central (necessária para o armazenamento adequado de materiais e para conforto dos trabalhadores), ampla área administrativa, vestiários, sala de treinamento e reuniões para uso exclusivo.

Foram instaladas duas autoclaves para esterilização com vapor, com capacidade de 720 litros cada, e com tempos de esterilização menores que as anteriores e duas termodesinfectadoras, com capacidade de aproximadamente 200 litros cada. Ambos os equipamentos contribuirão para aumentar a produtividade, a segurança dos processos de limpeza/desinfecção e esterilização e para os trabalhadores que os operam, minimizando os riscos ocupacionais.

Praticamente todos os procedimentos realizados, sejam cirúrgicos, ambulatoriais, de diagnóstico, de manipulação, entre outros, utilizam algum tipo de material processado pela UPME.  Entre eles: instrumentais, aventais e campos cirúrgicos e de videocirurgia, máscaras de inalação, kits para respiradores, materiais para aspirados de medula, para endoscopia, hemodinâmica, tomografia, curativos, e tantos outros que já somam uma lista que ultrapassa 300 itens.

Veja o álbum completo de fotos da inauguração neste link.

 

Por Assessoria de Marketing Institucional do Hospital de Clínicas da UFPR

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...