Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupo da UFPR reunirá pesquisas sobre cidades inteligentes

Professores debatem criação de grupo sobre Smart Cities.
Foto: Samira Chami Neves

Economia circular, carros autômatos, cidades educadoras e mobilidade urbana. Esses são alguns dos exemplos de pesquisas desenvolvidas em diversos departamentos e programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná relacionadas à temática das cidades inteligentes, ou smart cities.

Com objetivo de reunir tais pesquisas e integrar as atividades, a vice-reitoria da UFPR, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação está criando um grupo específico sobre o tema. “Há muitas contribuições na instituição dentro do projeto de Smart Cities. A ideia é reunir pesquisadores que estão trabalhando com o tema para construirmos atividades integrativas”, explica o pró-reitor Francisco de Assis Mendonça.

Nesta quarta-feira (21), mais de 30 professores se reuniram para definição de objetivos e planejamento de ações. Entre os inscritos para participação no grupo, há representantes de 39 departamentos da instituição, que trabalham em 42 temas relacionados a Smart Cities.

“Temos um grupo de excelência na UFPR que pesquisa o tema. Por isso, queremos nos unir e montar estratégias, em termos de futuro, para que a UFPR se torne referência na área”, destaca a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Maria do Carmo Duarte Freitas.

O professor Ricardo Mendes Junior, do departamento de Engenharia de Produção conta que a iniciativa surgiu com a participação da UFPR na programação do Smart City Expo Curitiba – evento que acontece pela primeira vez nos dias 28 de fevereiro e 01 de março.

“Durante a reunião sobre o Smart City Expo surgiu a ideia de criação do grupo de pesquisas com temas afins em Smart Cities. Há múltiplas visões e recursos para ações institucionais”, diz Ricardo.

Mariano Macedo, do Programa de pós-graduação em Planejamento Urbano, está entre os professores interessados na criação do grupo. “Acho muito relevante o grupo. Haverá um canal de interlocução com iniciativas de outras instituições de ensino e pesquisa, segmentos empresariais e governamentais relacionados à temática de cidades inteligentes”, avalia.

A proposta inicial do grupo é promover a colaboração entre pesquisadores para buscar novos projetos com cidades e agências nacionais e internacionais.

“O século XXI no Brasil será o século das cidades, em que conseguiremos simultaneamente promover o crescimento econômico, com desenvolvimento e qualidade. Ao mesmo tempo, vamos fomentar o processo de inovação tecnológica e o progresso tecnológico”, destaca o professor do departamento de economia, João Basílio.

Os professores voltarão a se reunir no próximo mês para definição de novas ações. “Temos a expectativa de trabalhar juntos, como UFPR, e conhecer outros trabalhos para fortalecimento dessa rede”, conclui Maria do Carmo.

Primeira reunião de criação do grupo Smart Cities da UFPR.
Foto: Samira Chami Neves

 

Smart City Expo Curitiba

O Smart City Expo Curitiba é um evento chancelado pela Fira Barcelona – consórcio público espanhol. A primeira edição no Brasil é organizada pela empresa iCities, com apoio de vários parceiros.

Professores da UFPR que já realizam pesquisas ligadas ao tema das cidades inteligentes vão apresentar suas experiências em um painel. A programação abordará o tema “Importância da Gestão da Informação em Projetos de Smart Cities”.

A atividade da UFPR ocorrerá na área gratuita do evento (exposição), dentro do espaço do Vale do Pinhão – iniciativa da Prefeitura, vinculada à Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que fortalece startups e projetos.

 

Serviço:

Smart City Expo Curitiba

Local – Expo Renault, localizado no Parque Barigui

Data – dias 28 de fevereiro e 01 de março de 2018

Inscrições pelo site smartcityexpocuritiba.com. O passaporte para congressistas custa R$ 1.200, até o dia 27 de fevereiro, professores e estudantes pagam meia entrada.
A entrada para a área de exposição é gratuita, mas também é necessário realizar o credenciamento na página do evento.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...