Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PRPPG-UFPR e programas de pós-graduação celebram resultados da avaliação quadrienal da Capes

O desempenho dos programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) da UFPR na mais recente avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pela primeira vez coloca o Paraná entre os Estados com cursos de excelência internacional, foi comemorado nesta sexta-feira (6) durante um encontro no saguão da Reitoria, em Curitiba.

A cerimônia contou com a presença de coordenadores dos cursos de pós-graduação, professores, diretores de setor e integrantes do fórum de pós-graduação. O reitor Ricardo Marcelo Fonseca ressaltou a necessidade de que a universidade se integre para comemorar seus feitos, especialmente em momentos difíceis. “Para nós, é importante estarmos aqui nesse momento de festa. Porque esse é um momento com tanta coisa ruim acontecendo que a celebração institucional se faz absolutamente necessária”, continuou.

Dessa forma, Fonseca lembrou que os grupos que integram a UFPR precisam se unir a favor da instituição, a fim de enfrentar ataques recentes às universidades públicas, entre os quais contingenciamentos e cortes de recursos que afetam diretamente a pesquisa.

Da esquerda para a direita: o coordenador da Lato sensu da PRPPG, José Eduardo Pécora Junior; a coordenadora de P&D da Ciência e Tecnologia, Ana Sofia de Oliveira; o pró-reitor Francisco Mendonça; a vice-reitora Graciela Muniz; o coordenador de Stricto Sensu, André Luiz Rodacki; e o reitor, Ricardo Marcelo Fonseca

O reitor ilustrou a mudança representada pela avaliação quadrienal da Capes ao citar que o ensino de pós-graduação da universidade tem muitos obstáculos a vencer, mas também demonstrou potencial para “inverter totalmente a pirâmide” formada pelos programas da instituição e suas notas no Capes.

“A nossa pirâmide antes tinha uma base muito larga, com ponta achatada. Muitos programas 3 e 4 e nenhum com nota 7. Agora o formato da nossa pirâmide, que nem mais pode ser chamada assim, mudou. Temos na ponta programas de nota máxima e a nossa base diminuiu. A quantidade de programas que ascendeu à nota 5, que inicia a excelência em nível nacional, foi absolutamente expressiva”, descreveu.

Retorno social

A avaliação da Capes, divulgada em setembro, mostrou que dois programas da UFPR obtiveram nota máxima (7), considerada de excelência internacional: o de Engenharia de Bioprocessamento e Biotecnologia e o de Química. A nota é inédita no Estado.

Em suas falas, os coordenadores dos programas de Química, Jaisa Fernandes Soares, e de Engenharia de Bioprocessamento e Biotecnologia, Júlio César de Carvalho, pontuaram que, mais importante do que notas, é que a pós-graduação cumpra o seu compromisso social, que é o de formar cientistas e desenvolver pesquisas com foco na sociedade.

“É a excelência da formação que oferecemos aos nossos pós-graduandos que consegue a nota Capes, não o contrário”, disse Jaisa. “Nossa prioridade é o mestre e o doutor que são formados. A nota é consequência. O foco é o aluno e a formação é o nosso objetivo”, completou. A pós-doutora destacou o poder revolucionário que a educação tem para a inclusão social e para o desenvolvimento do país, impactos que também devem ser creditados às pós-graduações.

Ela adiantou que o programa manterá os pés no chão para que o bom desempenho se consolide — uma conquista que, conforme ela ressaltou, dependerá de mais esforços contínuos, por parte da instituição e dos muitos indivíduos ligados ao programa, durante muitos anos. “Estar 7 é muito diferente de ser 7”, ponderou. “Temos um enorme desafio. Nossas conquistas devem ser mantidas e ampliadas”.

Para Carvalho, a avaliação da Capes deve ser encarada antes de tudo como uma “ferramenta de gestão”. “O programa tem olhado desde sempre para essa avaliação de forma crítica, mas vendo todos os aspectos dela que fazem muito sentido: por que o tempo de titulação é importante, por que a produção acadêmica é importante, por que a Capes ‘premia’ isso”, enumerou. “Precisamos tirar o melhor dessa avaliação e foi isso que a gente fez, com muito trabalho e em equipe”.

Próximos passos

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da UFPR antecipou iniciativas que serão avaliadas já a partir da semana que vem de forma a incrementar a área nos próximos anos. De acordo com o coordenador de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, André Luiz Felix Rodacki, a gestão prepara um planejamento estruturado para a UFPR — nunca antes desenvolvido na universidade — e um plano de internacionalização para a pesquisa.

Rodacki salientou que a gestão pretende trabalhar para aprimorar o cenário para a pesquisa, reduzindo a burocracia dos processos e otimizando o uso de recursos — duas antigas reivindicações dos pesquisadores. “Nosso trabalho já começou para a próxima avaliação”, afirmou. “Devemos talvez esquecer um pouco as notas e nos devotarmos a desenvolver aquilo que de melhor podemos fazer em termos de pesquisa e qualidade de formação”.

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Francisco de Assis Mendonça, reforçou a necessidade de que a universidade continue planejando e executando ações em busca de reconhecimento e retorno social, mesmo no momento atual de crise. “Toda crise é passageira e são aqueles que olham depois dela que conseguem a ultrapassá-la mais rapidamente. Eu creio que conquistaremos melhores resultados na próxima avaliação que será feita daqui a quatro anos”, disse. “Apesar da crise, o futuro para nós é uma grande oportunidade”.

Avaliação

Na avaliação quadrienal da Capes, 66 programas da UFPR foram avaliados e, desses, 29 melhoraram a nota em relação à avaliação anterior, lançada em 2013. Entre eles estão cinco programas que alcançaram nota 6 (Ecologia e Conservação, Educação, Educação Física, Geografia e Letras). Assim, a UFPR soma oito programas com a segunda melhor nota.

A universidade também aumentou o número de programas com nota 5 na avaliação da Capes (a mais alta para os que possuem apenas mestrado). Em 2013, eram 14 e agora são 27.

Com o aumento das notas, o número de programas e cursos com conceitos 3 e 4 caiu significativamente. Em 2013, a UFPR tinha 13 programas com conceito 3 – agora são 9; e 32 com conceito 4 – agora são 20. Para receber a recomendação da Capes, um programa precisa ter no mínimo nota 3 (que indica atendimento ao padrão mínimo de qualidade). A UFPR não tem programas com notas 1 e 2.

Veja mais fotos da cerimônia >>

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...