Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Fernando Haddad, Roberto Romano e Cecilia Angileli estarão no UFPR Pensando o Brasil nesta terça, 3 de abril

Superintendência de Comunicação Social     25 de março de 2018 - 12h51

Os professores Fernando Haddad (USP), Cecilia Angileli (Unila) e Roberto Romano (Unicamp) são os convidados para a primeira edição do ano do ciclo de debates UFPR Pensando o Brasil. O evento acontecerá no dia 3 de abril e terá como tema ” Os desafios atuais das universidades públicas brasileiras”.

O debate, aberto ao público e com entrada gratuita, será realizado no Auditório Ulysses Campos, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, a partir das 19 horas.
Esta é a sexta edição do UFPR Pensando o Brasil, que desde o ano passado vem colocando em pauta temas importantes da agenda nacional, como as reformas política e da Previdência, fake news e violência de gênero.

O tema desta edição foi escolhido em razão das dificuldades que as universidades públicas vêm enfrentando, com cortes no orçamento para ciência e tecnologia, para investimentos em obras e até mesmo para custeio.

O evento será aberto com uma apresentação da vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz. Em seguida, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca mediará o debate entre o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que é doutor em Filosofia e professor licenciado da USP; a vice-reitora da Unila, Cecilia Maria de Morais Machado Angileli; e o filósofo e professor da Unicamp Roberto Romano.

Abaixo, os currículos resumidos de cada um dos convidados.

Cecilia Angileli, Fernando Haddad e Roberto Romano v]ão debater os desafios das universidades públicas. Foto Roberto Romano: Antonio Scarpinetti – Ascom/Unicamp. Demais fotos: acervos pessoais

UFPR PENSANDO O BRASIL
Tema: Os desafios atuais das universidades públicas brasileiras
Data: 3 de abril, terça-feira
Horário: 19 horash
Local: Auditório Ulysses Campos, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas.
Entrada gratuita

Convidados:
Cecilia Angileli, vice-reitora da UNILA
Fernando Haddad, da Universidade de São Paulo
Roberto Romano, professor da UNICAMP.

Mediador: Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR
Apresentadora: Graciela Bolzón de Muniz, vice-reitora da UFPR

Minicurrículos dos convidados:

Cecilia Maria de Morais Machado Angileli
Vice-reitora pró tempore da Universidade Federal da Integração Latino Americana, Professora Adjunta II do curso de arquitetura e urbanismo da UNILA. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UBC, 2001); Mestre em Arquitetura e Urbanismo área de concentração Paisagem Ambiente (USP, 2007); Doutora em Arquitetura e Urbanismo área de concentração Paisagem e Ambiente (USP, 2012), bolsista FAPESP (2009/2012); Pós Doutora em Planejamento e Gestão do Território _ CECS – UFABC (2014); Pós Doutoranda em História do Trabalho e Movimentos Sociais (UNIOESTE, 2015/*). Tem experiência técnica no desenvolvimento e coordenação de projetos de educação popular e ambiental, projetos e planos urbanos e habitacionais participativos. É líder do Grupo de Pesquisas CNPQ Paisagens Periféricas, coordenadora do projeto Escola Popular de Planejamento da Cidade e do Observatório de Remoções na Fronteira Trinacional. Desenvolve trabalhos de pesquisa-ação sobre os impactos de grandes projetos urbanos em cidades pequenas, médias e grandes com ênfase nas remoções forçadas de moradia e nas áreas de reassentamento habitacional; também analisa a produção do espaço periférico na dimensão do cotidiano de seus moradores, tendo como base a memória popular.

Fernando Haddad
Fernando Haddad é formado em Direito, mestre em Economia e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). É professor licenciado de Ciência Política na USP e professor do Insper. Ex-ministro da Educação (2005-2012) e ex-Prefeito de São Paulo (2013-2016).

Roberto Romano – Filósofo e professor da Unicamp
Graduação em Filosofia, USP
Pós graduação na USP e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris)
Doutorado: Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. Orientador: Prof. Claude Lefort
Livre-docente, Adjunto e Titular em Concurso de Provas e Títulos pela Unicamp.
Professor do Departamento de Filosofia na Unesp (Universidade Estadual Paulista, Campus de Marilia e de Araraquara); Membro da Comissão de Avaliação e Desenvolvimento institucional da Unicamp; membro do Conselho Universitário da Unicamp; Membro da Congregação do iFCH; vice-diretor da Faculdade de Educação, Unicamp; Presidente da Comissão de Perícias da Unicamp; Presidente do Grupo de Estudos para instauração do curso de Direito na Unicamp.
Orientou 37 teses de mestrado e doutorado na Unicamp
Autor de 12 livros e mais artigos especializados e na imprensa nacional e estrangeira.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR