+ UFPR

Fernando Haddad, Roberto Romano e Cecilia Angileli estarão no UFPR Pensando o Brasil nesta terça, 3 de abril

Superintendência de Comunicação Social     25 de março de 2018 - 12h51

Os professores Fernando Haddad (USP), Cecilia Angileli (Unila) e Roberto Romano (Unicamp) são os convidados para a primeira edição do ano do ciclo de debates UFPR Pensando o Brasil. O evento acontecerá no dia 3 de abril e terá como tema ” Os desafios atuais das universidades públicas brasileiras”.

O debate, aberto ao público e com entrada gratuita, será realizado no Auditório Ulysses Campos, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, a partir das 19 horas.
Esta é a sexta edição do UFPR Pensando o Brasil, que desde o ano passado vem colocando em pauta temas importantes da agenda nacional, como as reformas política e da Previdência, fake news e violência de gênero.

O tema desta edição foi escolhido em razão das dificuldades que as universidades públicas vêm enfrentando, com cortes no orçamento para ciência e tecnologia, para investimentos em obras e até mesmo para custeio.

O evento será aberto com uma apresentação da vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz. Em seguida, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca mediará o debate entre o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que é doutor em Filosofia e professor licenciado da USP; a vice-reitora da Unila, Cecilia Maria de Morais Machado Angileli; e o filósofo e professor da Unicamp Roberto Romano.

Abaixo, os currículos resumidos de cada um dos convidados.

Cecilia Angileli, Fernando Haddad e Roberto Romano v]ão debater os desafios das universidades públicas. Foto Roberto Romano: Antonio Scarpinetti – Ascom/Unicamp. Demais fotos: acervos pessoais

UFPR PENSANDO O BRASIL
Tema: Os desafios atuais das universidades públicas brasileiras
Data: 3 de abril, terça-feira
Horário: 19 horash
Local: Auditório Ulysses Campos, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

Convidados:
Cecilia Angileli, vice-reitora da UNILA
Fernando Haddad, da Universidade de São Paulo
Roberto Romano, professor da UNICAMP.

Mediador: Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da UFPR
Apresentadora: Graciela Bolzón de Muniz, vice-reitora da UFPR

Minicurrículos dos convidados:

Cecilia Maria de Morais Machado Angileli
Vice-reitora pró tempore da Universidade Federal da Integração Latino Americana, Professora Adjunta II do curso de arquitetura e urbanismo da UNILA. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UBC, 2001); Mestre em Arquitetura e Urbanismo área de concentração Paisagem Ambiente (USP, 2007); Doutora em Arquitetura e Urbanismo área de concentração Paisagem e Ambiente (USP, 2012), bolsista FAPESP (2009/2012); Pós Doutora em Planejamento e Gestão do Território _ CECS – UFABC (2014); Pós Doutoranda em História do Trabalho e Movimentos Sociais (UNIOESTE, 2015/*). Tem experiência técnica no desenvolvimento e coordenação de projetos de educação popular e ambiental, projetos e planos urbanos e habitacionais participativos. É líder do Grupo de Pesquisas CNPQ Paisagens Periféricas, coordenadora do projeto Escola Popular de Planejamento da Cidade e do Observatório de Remoções na Fronteira Trinacional. Desenvolve trabalhos de pesquisa-ação sobre os impactos de grandes projetos urbanos em cidades pequenas, médias e grandes com ênfase nas remoções forçadas de moradia e nas áreas de reassentamento habitacional; também analisa a produção do espaço periférico na dimensão do cotidiano de seus moradores, tendo como base a memória popular.

Fernando Haddad
Fernando Haddad é formado em Direito, mestre em Economia e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). É professor licenciado de Ciência Política na USP e professor do Insper. Ex-ministro da Educação (2005-2012) e ex-Prefeito de São Paulo (2013-2016).

Roberto Romano – Filósofo e professor da Unicamp
Graduação em Filosofia, USP
Pós graduação na USP e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris)
Doutorado: Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais. Orientador: Prof. Claude Lefort
Livre-docente, Adjunto e Titular em Concurso de Provas e Títulos pela Unicamp.
Professor do Departamento de Filosofia na Unesp (Universidade Estadual Paulista, Campus de Marilia e de Araraquara); Membro da Comissão de Avaliação e Desenvolvimento institucional da Unicamp; membro do Conselho Universitário da Unicamp; Membro da Congregação do iFCH; vice-diretor da Faculdade de Educação, Unicamp; Presidente da Comissão de Perícias da Unicamp; Presidente do Grupo de Estudos para instauração do curso de Direito na Unicamp.
Orientou 37 teses de mestrado e doutorado na Unicamp
Autor de 12 livros e mais artigos especializados e na imprensa nacional e estrangeira.