Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Feira de Ciência e Tecnologia reúne 300 jovens cientistas no Setor Palotina

Superintendência de Comunicação Social     4 de outubro de 2018 - 9h53

Acontece nesta quinta-feira (4) no Setor Palotina da Universidade Federal (UFPR) do Paraná a 8ª Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (FECITEC), evento de abrangência regional que busca incentivar a produção científica nas escolas por meio da apresentação de experimentos e envolve estudantes, professores, empresas e comunidade local.

Os participantes da FECITEC são alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio e Técnico – organizados em equipe – seus professores orientadores e coorientadores (monitores da UFPR). Mais de 50 estudantes da UFPR constituem suporte científico e técnico sob a orientação de cerca 20 docentes da UFPR Setor Palotina. A participação média, desde a primeira edição, é de 70 projetos que envolvem em torno de 300 jovens estudantes. Cerca de três mil pessoas devem visitar e acompanhar os trabalhos apresentados durante o evento.

Foto: Marcos Solivan

Criado em 2011, o projeto tem como objetivo incentivar o trabalho em grupo e colocar ideias criativas ou inovadoras em prática, proporcionando a participação dos vencedores em outras Feiras nacionais ou internacionais ou despertando um interesse maior pela pesquisa científica, por meio de bolsas de Iniciação Científica Júnior para os alunos destaques. A educação em ciência e tecnologia favorece a interdisciplinaridade e amplia a capacidade comunicativa.

As ações da Feira contribuem para um profundo viés educacional, tornando possível a visualização de soluções para a carência de inovação e desenvolvimento tecnológico no Oeste do Paraná, ao estimular crianças e jovens na missão de criar e executar um projeto científico/tecnológico em suas respectivas escolas. Esse tipo de iniciativa promove a participação ativa dos alunos em seu processo de formação, introduzindo na sala de aula e na escola atividades que envolvam o delineamento de projetos de pesquisa incentivando conhecimentos sobre ciência e suas formas de produção.

Fotos: Marcos Solivan

FECITEC é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como principais parceiros o Setor Palotina da UFPR, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, o Jornal Folha de Palotina, a Associação Comercial de Palotina (ACIPA), a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), a C.Vale Cooperativa Agroindustrial, a Prati-Donaduzzi e o Biopark.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR