Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira de Ciência e Tecnologia reúne 300 jovens cientistas no Setor Palotina

Acontece nesta quinta-feira (4) no Setor Palotina da Universidade Federal (UFPR) do Paraná a 8ª Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (FECITEC), evento de abrangência regional que busca incentivar a produção científica nas escolas por meio da apresentação de experimentos e envolve estudantes, professores, empresas e comunidade local.

Os participantes da FECITEC são alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio e Técnico – organizados em equipe – seus professores orientadores e coorientadores (monitores da UFPR). Mais de 50 estudantes da UFPR constituem suporte científico e técnico sob a orientação de cerca 20 docentes da UFPR Setor Palotina. A participação média, desde a primeira edição, é de 70 projetos que envolvem em torno de 300 jovens estudantes. Cerca de três mil pessoas devem visitar e acompanhar os trabalhos apresentados durante o evento.

Foto: Marcos Solivan

Criado em 2011, o projeto tem como objetivo incentivar o trabalho em grupo e colocar ideias criativas ou inovadoras em prática, proporcionando a participação dos vencedores em outras Feiras nacionais ou internacionais ou despertando um interesse maior pela pesquisa científica, por meio de bolsas de Iniciação Científica Júnior para os alunos destaques. A educação em ciência e tecnologia favorece a interdisciplinaridade e amplia a capacidade comunicativa.

As ações da Feira contribuem para um profundo viés educacional, tornando possível a visualização de soluções para a carência de inovação e desenvolvimento tecnológico no Oeste do Paraná, ao estimular crianças e jovens na missão de criar e executar um projeto científico/tecnológico em suas respectivas escolas. Esse tipo de iniciativa promove a participação ativa dos alunos em seu processo de formação, introduzindo na sala de aula e na escola atividades que envolvam o delineamento de projetos de pesquisa incentivando conhecimentos sobre ciência e suas formas de produção.

Fotos: Marcos Solivan

FECITEC é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como principais parceiros o Setor Palotina da UFPR, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, o Jornal Folha de Palotina, a Associação Comercial de Palotina (ACIPA), a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), a C.Vale Cooperativa Agroindustrial, a Prati-Donaduzzi e o Biopark.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...