A UFPR perdeu hoje (03) um dos pesquisadores que deixou muitas contribuições para a ciência brasileira. Faleceu aos 90 anos o professor Metry Bacila, cientista reconhecido no mundo todo pela participação em centenas de estudos científicos. Natural de Palmeira, PR e graduado em Medicina pela UFPR, o cientista foi o idealizador do Centro de Estudos do Mar no Litoral do Paraná e também o precursor das pesquisas da UFPR na Antártica. Em 1984, implantou os primeiros estudos paranaenses na Base Comandante Ferraz.
Bacila chefiou diversos laboratórios na UFPR, como os de Física e Química Biológica. Ministrou aulas em universidades de todo País e recebeu muitos prêmios. Deixou diversas publicações, entre as quais, o livro “Bioquímica Veterinária”. Foi também membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
O corpo do professor Metry Bacila está sendo velado no Cemitério Parque Iguaçu e o sepultamento será às 17 horas desta quinta-feira (03/05).
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]