A UFPR perdeu hoje (03) um dos pesquisadores que deixou muitas contribuições para a ciência brasileira. Faleceu aos 90 anos o professor Metry Bacila, cientista reconhecido no mundo todo pela participação em centenas de estudos científicos. Natural de Palmeira, PR e graduado em Medicina pela UFPR, o cientista foi o idealizador do Centro de Estudos do Mar no Litoral do Paraná e também o precursor das pesquisas da UFPR na Antártica. Em 1984, implantou os primeiros estudos paranaenses na Base Comandante Ferraz.
Bacila chefiou diversos laboratórios na UFPR, como os de Física e Química Biológica. Ministrou aulas em universidades de todo País e recebeu muitos prêmios. Deixou diversas publicações, entre as quais, o livro “Bioquímica Veterinária”. Foi também membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
O corpo do professor Metry Bacila está sendo velado no Cemitério Parque Iguaçu e o sepultamento será às 17 horas desta quinta-feira (03/05).
Em alusão ao Dia Mundial da Adoção (9/11), trazemos uma reflexão sobre a ausência de entendimento jurídico sólido […]
Na última terça-feira (04), em Brasília, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi ganhadora do VI Prêmio RGB, […]
Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná […]
O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade – Parte 2”, vinculado à Pró-Reitoria de […]