Extensão e Cultura

Exposição comemorativa de uma década da Mostra_DeArtes está em exibição até o final de fevereiro

Superintendência de Comunicação Social     7 de fevereiro de 2018 - 11h56

A Mostra_DeArtes está comemorando dez anos de existência com uma exposição que reúne material documental, registros fotográficos e audiovisuais no Museu de Arte da UFPR (Prédio Histórico – 1º andar). A exibição vai até o dia 23 de fevereiro e a entrada é gratuita.

Criada em 2008, a Mostra_DeArtes nasceu junto com os cursos de graduação Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura da Universidade Federal do Paraná. Ela foi planejada como espaço de exposição de trabalhos artísticos dos alunos das graduações e é realizada sempre ao final de cada ano letivo. O objetivo é dar visibilidade às produções desenvolvidas ao longo do período letivo nas diversas disciplinas por meio de uma convocatória aberta e sem seleção. Além disso, pode ser considerada, para os estudantes de artes, como um laboratório de experimentação nas áreas de curadoria, expografia, montagem e mediação educativa.

Para a exposição comemorativa, foi realizado um levantamento histórico da Mostra. Estão expostos cartazes elaborados pelos estudantes em cada edição, registros fotográficos, vídeos e matérias realizados pela UFPR TV. Estão presentes, ainda, obras e propostas artísticas de dezesseis egressos dos cursos de Artes Visuais. Obras recentes unem-se aos trabalhos das mostras anteriores, propondo um diálogo entre passado e presente.

A décima edição da Mostra_DeArtes também está em exposição nos espaços do Departamento de Artes (Campus Batel). Os dois eventos reafirmam o compromisso da formação universitária pública, gratuita e de excelência dos futuros artistas, professores e agentes culturais nos cursos de Artes Visuais da UFPR. Além disso, demonstra o entendimento das artes visuais como uma área de conhecimento que, por meio de pesquisa teórica, pesquisa poética e do debate de ideias, produz um saber sensível e crítico.

A curadoria da edição comemorativa é de Stephanie Dahn Batista e de Paulo Reis. A curadoria assistente é de Milena Carolina Rankel e de Victória Bahls, ambas do DeArtes.

10 anos de Mostra_DeArtes

Local: Museu de Arte da UFPR

Endereço: Prédio Histórico da UFPR – 1º andar / Centro, Curitiba, PR

Contato: 3310-2603 / musa@ufpr.br