Ciência e Tecnologia

Ex-Reitor Ocyron Cunha: presença constante na UFPR

13 de dezembro de 2012 - 13h09

Ocyron Cunha durante evento comemorativo dos 100 anos, em março - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Reitor de 1978 a 1981, Ocyron Cunha é certamente uma pessoa que se pode dizer: “viveu para a UFPR.” Primeiro como estudante nos anos 40, foi líder estudantil do DCE e presidente da Associação dos Professores.

Conhecido por administrar de portas abertas, até o ano passado, e aos 81 anos era possível vê-lo trabalhando na Fundação da UFPR, onde cumpria religiosamente uma rotina de trabalho. Agora já se permite folgar mais e vai esporadicamente quando a necessidade é maior.

Mas são raras as solenidades a que deixa de comparecer. Sempre foi um dos primeiros a chegar e muito saudado por todos. Desde os tempos da Reitoria era difícil convencer o professor Ocyron a conceder entrevistas. Durante o seu mandato, o jornalista Aramis Milarch, já falecido, publicou parte do texto do reitor Ocyron quando foi lançado o manual acadêmico e que, na visão do jornalista, mostrava a simplicidade da gestão: “Universitário. Este é o seu guia companheiro. Não o esqueça. Ele não exige mais do que um pequenino gesto de solidariedade. Composto para você, pretende servi-lo até o grande momento de sua graduação. Do seu amigo Ocyron Cunha.”

Passados 31 anos que deixou a Reitoria, o ex-reitor Ocyron Cunha participou das comemorações do centenário no dia 19 de novembro quando a universidade homenageou os parceiros institucionais.

Ocyron Cunha durante evento comemorativo dos 100 anos, em novembro - Foto: Ray Garbelotti