Ciência e Tecnologia

Estudo sobre a economia da bicicleta confirma UFPR como polo de pesquisa em ciclomobilidade

Superintendência de Comunicação Social     13 de setembro de 2018 - 15h32

A UFPR colaborou para colocar o estado do Paraná em destaque no estudo “A Economia da Bicicleta no Brasil”, que acaba de ser divulgado pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ (LABMOB), e pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), com apoio do Instituto Clima e Sociedade e Banco Itaú.

De acordo com o estudo, o Paraná é o segundo estado com mais pesquisadores dedicados ao tema da bicicleta, e também o segundo em valores investidos em pesquisas na área – atrás apenas de São Paulo nos dois quesitos. Em ambos os casos, a UFPR é a universidade que mais contribui.

Dos 67 pesquisadores sobre o tema identificados no estado, 50 são da UFPR, representando 75% do total. Em relação aos valores, 93% do total de R$ 645.200,00 investidos em pesquisas relacionadas à bicicleta no Paraná foram aplicados em estudos realizados na UFPR.

“Os números demonstram que nossa instituição é vanguarda na pesquisa na área e vem se consolidando como núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade ativa e sustentável, que começa na comunidade interna e se espraia para a sociedade”, afirma José Carlos Assunção Belotto, coordenador do Ciclovida, projeto de extensão criado em 2008 e que incentiva e promove ações de ensino, pesquisa e extensão sobre ciclovida.

De acordo com ele, além desse projeto, outro aspecto que evidencia o protagonismo da UFPR no tema são os resultados de uma pesquisa sobre o perfil de mobilidade da comunidade universitária de Curitiba. Realizada em 2016 como parte de uma cooperação técnica entre Brasil e Holanda para a promoção da ciclomobilidade na cidade, a pesquisa apontou a UFPR como a instituição de ensino superior com maior percentual de usuários da bicicleta como principal meio de transporte – 6,75%, mais que o dobro da média nacional, que fica em torno de 3%.

Além dos dados sobre pesquisa e inovação, o estudo “A Economia da Bicicleta no Brasil reúne informações sobre a cadeia produtiva da bicicleta, apresentando números sobre importação e exportação, comercialização e número de empregos gerados. Aborda ainda as políticas públicas para a área, a infraestrutura cicloviária das principais cidades brasileiras, apoio a eventos esportivos, cicloempreendorismo, entre outras informações.