Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Estudo sobre a economia da bicicleta confirma UFPR como polo de pesquisa em ciclomobilidade

Superintendência de Comunicação Social     13 de setembro de 2018 - 15h32

A UFPR colaborou para colocar o estado do Paraná em destaque no estudo “A Economia da Bicicleta no Brasil”, que acaba de ser divulgado pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ (LABMOB), e pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), com apoio do Instituto Clima e Sociedade e Banco Itaú.

De acordo com o estudo, o Paraná é o segundo estado com mais pesquisadores dedicados ao tema da bicicleta, e também o segundo em valores investidos em pesquisas na área – atrás apenas de São Paulo nos dois quesitos. Em ambos os casos, a UFPR é a universidade que mais contribui.

Dos 67 pesquisadores sobre o tema identificados no estado, 50 são da UFPR, representando 75% do total. Em relação aos valores, 93% do total de R$ 645.200,00 investidos em pesquisas relacionadas à bicicleta no Paraná foram aplicados em estudos realizados na UFPR.

“Os números demonstram que nossa instituição é vanguarda na pesquisa na área e vem se consolidando como núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade ativa e sustentável, que começa na comunidade interna e se espraia para a sociedade”, afirma José Carlos Assunção Belotto, coordenador do Ciclovida, projeto de extensão criado em 2008 e que incentiva e promove ações de ensino, pesquisa e extensão sobre ciclovida.

De acordo com ele, além desse projeto, outro aspecto que evidencia o protagonismo da UFPR no tema são os resultados de uma pesquisa sobre o perfil de mobilidade da comunidade universitária de Curitiba. Realizada em 2016 como parte de uma cooperação técnica entre Brasil e Holanda para a promoção da ciclomobilidade na cidade, a pesquisa apontou a UFPR como a instituição de ensino superior com maior percentual de usuários da bicicleta como principal meio de transporte – 6,75%, mais que o dobro da média nacional, que fica em torno de 3%.

Além dos dados sobre pesquisa e inovação, o estudo “A Economia da Bicicleta no Brasil reúne informações sobre a cadeia produtiva da bicicleta, apresentando números sobre importação e exportação, comercialização e número de empregos gerados. Aborda ainda as políticas públicas para a área, a infraestrutura cicloviária das principais cidades brasileiras, apoio a eventos esportivos, cicloempreendorismo, entre outras informações.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR