Extensão e Cultura

Estudantes realizam simulação de sessões da ONU na UFPR

Aline Fernandes França     8 de agosto de 2018 - 14h26

Diplomacia, negociações entre países e projetos internacionais. Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal do Paraná promove a Model of United Nations – uma simulação do trabalho realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade acontecerá entre os dias 24 e 26 de agosto.

Tradicionalmente desenvolvida por estudantes, a programação é organizada pelo Partido Democrático Universitário (PDU), da Faculdade de Direito da UFPR, e contribui para a consolidação, em Curitiba, da prática já realizada em todo o mundo.

A estudante de Direito, Nahomi Helena Santana, participa de simulações desde o ensino médio e apresentou a ideia aos colegas de graduação em 2017. Depois do sucesso da primeira edição, com as vagas esgotadas em 24 horas, o segundo evento promete ser ainda mais interessante.

“Neste ano, aumentamos as vagas e os comitês, além disso teremos uma Agência de Comunicação e as atividades do Conselho de Segurança serão todas em inglês. A nossa simulação é recente e voltada para fomentar a pesquisa, por isso há um professor que vai auxiliar a parte acadêmica dos estudos, das diretrizes e avaliação”, explica Nahomi.

A simulação abrange seis comitês: Conselho de Direitos Humanos (CDH); United Nations Security Council (UNSC); Corte Internacional de Justiça (CIJ); Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU); Agência de Comunicação (AC) e Gabinete Histórico de Guerra (GH). Entre os temas a serem debatidos estão a escravidão contemporânea, direitos humanos e a Guerra do Afeganistão (2001).

A atividade é voltada para universitários de todas as graduações e funciona em sessões, assim como na ONU. “As pautas serão colocadas em discussão, os delegados precisam elaborar documentos, há negociações, coalizões e estratégia politica. Também deve haver envolvimento com os países em outros comitês para manter a conduta, não é possível o delegado de um país firmar acordo em uma sessão e em outra iniciar uma guerra”, exemplifica Nahomi.

A Agência de Comunicação, liderada pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos) da UFPR, vai simular pela primeira vez a cobertura de mídia, com direito à coletiva de imprensa.

Os delegados que se destacarem serão premiados. Segundo Nahomi, são vários fatores que determinam o bom desempenho dos estudantes na simulação. “Ter a melhorar oratória, mas ser incoerente com o que o país quer não adianta. Os melhores delegados buscam assinaturas, negociações e mantêm sempre o decoro”.

As pausas das sessões também são utilizadas estrategicamente para os países negociarem e fecharem acordos.

Mais de 140 estudantes se inscreveram para a atividade. “A simulação é uma experiência incrível que nos permite viver uma futura carreira, abre os olhos para o funcionamento da profissão na área, nos mais diversos cursos”, avalia a estudante.

II UFPR MUN

A cerimônia de abertura da simulação acontecerá no dia 24 de agosto, às 19h, com a participação confirmada do cônsul honorário da Holanda, Robert Willem de Ruijter, além de profissionais do Direito e de Relações Internacionais.

Toda a programação será realizada na Faculdade de Direito da UFPR, localizada no Prédio Histórico.

As quatro primeiras sessões, previstas para o sábado (25), terão duração de duas horas cada. A última, no domingo (26), será de três horas. A cerimônia de encerramento está marcada para o dia 26, às 11h.

Para assistir às atividades, será necessário preencher um formulário que estará disponível, nos próximos dias, na página do evento.