Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes produzem livro de receitas para estimular interesse de crianças pela culinária

 

O projeto do livro virou o TCC de Ana Garcia (à direita), que trabalhou em parceria com a estudante de Design Daniele Carvalho. Fotos: Samira Chami Neves – Sucom/UFPR

Uma ideia antiga virou trabalho de conclusão de curso da nutricionista Ana Paula Garcia, recém-formada na UFPR, com colaboração da estudante de Design Daniele Carvalho. As duas produziram um livro de receitas voltado ao público infantil. Intitulado “O que é que a banana tem?”, o livro é interativo e reúne uma série de receitas com banana.

Ana e Daniele, ambas de 21 anos, já planejavam criar conteúdo voltado para a alimentação infantil há alguns anos, mas nunca pensaram que o plano poderia se tornar o TCC de Ana. Elas contam que o assunto surgiu ao observarem que, numa sociedade cada vez mais imediatista, o hábito de cozinhar está diminuindo. “Cozinhar é um ato de carinho, principalmente quando reúne pais e filhos”, diz Ana Paula. Segundo ela, foi a vontade de contribuir para reforçar os vínculos familares por meio da comida que a motivou a seguir em frente com o projeto.

O primeiro passo das estudantes foi fazer uma “varredura” dos livros de culinária infantis já publicados. Elas contam que se depararam com obras de linguagem difícil, com receitas longas e sobretudo americanizadas. Depois disso, buscaram produzir algo que fosse o contrário do que encontraram, e com um toque a mais: o protagonismo da banana como elemento que remete à cultura brasileira.

A banana foi escolhida por ser um alimento que ganha as crianças pela doçura, praticidade e textura, além de poder ser incluída em várias receitas.O livro da dupla reúne receitas como arroz com banana, bolacha de banana e cuque, todas pensadas para permitir a participação dos pequenos: “A ideia é fazer a criança ‘colocar a mão na massa’ literalmente, participar da produção, não apenas colocar os confeitos como geralmente acontece” conta Ana.

A introdução do livro conta curiosidades culturais e informações nutricionais sobre a banana.

O design foi essencial para o livro sair de acordo com os objetivos. Ana Paula e Daniele levaram em conta a psicologia das cores para atrair o público: “Usamos tons neutros e desenhos que não fazem distinção de gênero, mostrando que o livro é tanto ‘para menina’ quanto ‘para menino’. É para todas as crianças cozinharem com a família”, explica Daniele, destacando as cores do livro e a fonte de texto usada.

A escolha das receitas foi baseada em estudos nutricionais e critérios como uso de ingredientes fáceis, praticidade e sabor. O livro, que teve orientação da professora Giane Sprada, fez sucesso na banca que avaliou o TCC e chamou a atenção dos docentes, incentivando as autoras a pensar na publicação do material futuramente: “Pensamos em produzir um box de livros no mesmo estilo, sendo cada um com um ingrediente que seja importante para a cultura brasileira”, explica Ana.

O livro utiliza linguagem didática para combinar com o design. Foto: Daniele Carvalho.

O TCC foi apresentado em dezembro de 2017, e agora as meninas buscam parceria para a publicação do material (Foto: Samira Chami Neves – UFPR)

Para a nutricionista, o TCC foi a realização de um sonho, que contou com o apoio da UFPR: “O Departamento de Nutrição me motivou muito. Tive apoio, inclusive na parte técnica, tendo os laboratórios disponíveis para produzir as receitas. A UFPR ajudou a tornar realidade esse sonho”.

Larissa Nicolosi, com supervisão de Lorena Klenk

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...