Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes e professores lotam Teatro da Reitoria para discutir BNCC e formação de docentes

Com o Teatro da Reitoria quase lotado (são 700 lugares), o Seminário Estadual BNCC e Formação de Professores, reuniu nesta sexta-feira (24) em Curitiba estudantes e professores do Paraná em torno das discussões sobre as mudanças no ensino e nas licenciaturas provocadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além do debate sobre a BNCC,  foram apresentadas alternativas à base, que é questionada por universidades públicas, entidades ligadas à docência e à formação de professores e sindicatos do Brasil e do Estado.

“A presença massiva de estudantes e professores, das universidades e das escolas, demonstra que estamos muito preocupados com as consequências da implantação de um projeto como o que está previsto na BNCC”, afirma o pró-reitor de Graduação da UFPR, Eduardo Barra. “Todos concordamos que o nosso ensino médio é bastante precário e que precisaria melhorar muito. Todavia, o que a BNCC nos oferece como alternativa não melhora o que temos. Ao contrário, piora dramaticamente o quadro atual”.

Seminário reuniu alunos e professores em busca de alternativas à BNCC. Fotos: André Filgueira/Sucom-UFPR

Criada para padronizar o ensino, a BNCC já instituiu, em dezembro, pontos polêmicos para a educação infantil e fundamental a partir de 2020, como a previsão de ensino religioso e a retirada da possibilidade de o professor orientar alunos sobre questões sexuais. Atualmente está em discussão a BNCC voltada ao ensino médio, que deve complementar as alterações instituídas pela Reforma do Ensino Médio, oficializada por medida provisória.

O seminário marcou posicionamento contrário a essas alterações, pelo ponto de vista dos participantes. Por conta disso, durante o seminário foi lançada a campanha “Educação Sim, Retrocesso Não”, que prega resistência à BNCC, à Reforma do Ensino Médio e à PEC 55/2016, que instituiu o Teto dos Gastos.

“São tempos obscuros, tempos de perigo de uma maneira bastante particular”, afirmou o reitor da UFPR Ricardo Marcelo Fonseca, que participou da mesa de abertura do evento. “Por exemplo, desses cortes absolutamente brutais na ciência e na tecnologia,  que são vistas por esse governo federal como gastos, gastos públicos que cabem numa planilha como qualquer gasto público. Com uma falta de sensibilidade absoluta em não perceber que ciência e tecnologia é crucial para o futuro do pais e os recursos nelas dispendidos são investimentos, não gastos”.

Mesa de abertura do seminário (da esq. para a dir.): Meryna Rosa, da SEED-PR; o pró-reitor de Graduação Eduardo Barra; o reitor Ricardo Marcelo Fonseca; Herrmann Muller, da APUFPR; e Hermes Leão, da APP-Sindicato. Também compuseram a mesa Mário Athaides, da SETI-PR e a coordenadora do Ceali-UFPR, Ivanilda Higa

Impactos

Entre os pontos preocupantes da BNCC mais citados durante o seminário estão o entendimento de que a padronização promovida pela BNCC precariza o trabalho do professor, que se torna um profissional facilmente substituível. “Querem evitar o chamado ‘efeito professor’ [em que o estilo da docência faz a diferença na qualidade do ensino], para condicionar as aulas a um roteiro pré-planejado”, afirma a presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), Lucília Augusta Lino. “Isso é uma forma de precarização do ensino e da profissão”.

Outros questionamentos foram para a perda de prioridade para a formação do professor. De acordo com a Reforma do Ensino Médio (Lei n.º 13.415/2017), por exemplo, “notório saber” seria suficiente para garantir que um professor sem formação lecione determinada disciplina. A reforma foi aprovada em julho de 2017, mesmo sob protestos de estudantes em todo o país.

“Para as licenciaturas nas áreas de ciências humanas e da natureza, isto é, cerca de 50% das matrículas nos cursos de licenciaturas na UFPR, a proposta atual de BNCC praticamente os anulam como formação de professores”, avalia Barra. “A BNCC entende que a interdisciplinaridade deve ser alcançada diluindo as disciplinas atuais num mix disciplinar, que atende muito mais a interesses de enxugamento da folha de pagamento dos governos estaduais do que aos direitos de aprendizagem dos estudantes, cujo cumprimento exige um mínimo de coerência pedagógica e epistemológica. De que modo um licenciado em química poderá se encarregar de ensinar com qualidade conteúdos de física ou de biologia, sem ter formação prévia para isso?”, questiona.

Para a presidente da Anfope, o pacote de mudanças na educação também tem pontos que evidenciam uma tentativa de se repassar recursos públicos para empresas privadas. Um deles, aprovado com a Reforma do Ensino Médio, é a previsão de que até 40% da carga horária do ensino médio pode ser provida por aulas a distância. “Até escolas públicas poderão contratar empresas privadas para prestar esse serviço”, avalia. “Nós não somos os parceiros ideais, são as instituições privadas”.

Realização

O seminário foi organização pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), pelo Setor de Educação e pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFPR, além de Associação de Professores da UFPR (APUFPR-SSind) e APP-Sindicato. O seminário contou também com atividades culturais.

Vídeos do seminário podem ser assistidos na página da “Educação Sim, Retrocesso Não” no Facebook.

Mais fotos do seminário podem ser conferidas aqui.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...