Ciência e Tecnologia

Estudantes do Departamento de Informática conquistam primeiras colocações na Maratona de Programação Paralela

Superintendência de Comunicação Social     9 de outubro de 2018 - 14h51

Duas equipes da Universidade Federal do Paraná, formadas por estudantes do Departamento de Informática, se destacaram na 13ª Maratona de Programação Paralela realizada em São Paulo. A equipe “Void Warshall /2” ficou em primeiro lugar na competição, com uma das melhores pontuações da história do evento, e o grupo “PodeC” conquistou a 3ª colocação.

A competição tem como objetivo fomentar o conhecimento em programação paralela e acontece em conjunto com o Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD), que apresenta desde o ano 2000 os principais desenvolvimentos, aplicações e tendências nas áreas de Arquitetura de Computadores, Processamento de Alto Desempenho e Sistemas distribuídos.

Durante a maratona, as duas equipes da UFPR receberam problemas e precisavam apontar melhorias para a solução inicial, utilizando os melhores recursos de um computador de alta performance.

Os estudantes do curso de Ciências da Computação, Bruno de Freitas Tissei, Gabriel Vinicius Canzi Cândido e Giovanne Marcelo dos Santos formaram a equipe “Void Warshall /2”. Davisson Henrique Paulino e Rodrigo Machniewicz Sokulski, de Ciências da Computação, e Julia Beatriz Yip do curso de Informática Biomédica integraram a “PodeC”.

Estudantes da UFPR premiados na 13ª Maratona de Programação Paralela.

As equipes se preparam para competições desde 2017. O Departamento de Informática oferta disciplinas que abordam diferentes aspectos da área de Computação de Alto Desempenho, como Computação Paralela com GPUs, Programação Paralela, Introdução à Computação Científica e Tópicos em Avaliação de Desempenho. As três últimas são ministradas pelos professores Marco Zanata e Daniel Weingaertner, treinadores das equipes vencedoras.

Para Zanata, as competições são importantes para integrar o conhecimento das disciplinas na área de formação. “Quando se tem alunos bons e dedicados, ser treinador fica mais fácil”, afirma o professor.

Por Heloísa Lima, sob orientação de Aline França.