Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Estudantes do Departamento de Informática conquistam primeiras colocações na Maratona de Programação Paralela

Superintendência de Comunicação Social     9 de outubro de 2018 - 14h51

Duas equipes da Universidade Federal do Paraná, formadas por estudantes do Departamento de Informática, se destacaram na 13ª Maratona de Programação Paralela realizada em São Paulo. A equipe “Void Warshall /2” ficou em primeiro lugar na competição, com uma das melhores pontuações da história do evento, e o grupo “PodeC” conquistou a 3ª colocação.

A competição tem como objetivo fomentar o conhecimento em programação paralela e acontece em conjunto com o Simpósio de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD), que apresenta desde o ano 2000 os principais desenvolvimentos, aplicações e tendências nas áreas de Arquitetura de Computadores, Processamento de Alto Desempenho e Sistemas distribuídos.

Durante a maratona, as duas equipes da UFPR receberam problemas e precisavam apontar melhorias para a solução inicial, utilizando os melhores recursos de um computador de alta performance.

Os estudantes do curso de Ciências da Computação, Bruno de Freitas Tissei, Gabriel Vinicius Canzi Cândido e Giovanne Marcelo dos Santos formaram a equipe “Void Warshall /2”. Davisson Henrique Paulino e Rodrigo Machniewicz Sokulski, de Ciências da Computação, e Julia Beatriz Yip do curso de Informática Biomédica integraram a “PodeC”.

Estudantes da UFPR premiados na 13ª Maratona de Programação Paralela.

As equipes se preparam para competições desde 2017. O Departamento de Informática oferta disciplinas que abordam diferentes aspectos da área de Computação de Alto Desempenho, como Computação Paralela com GPUs, Programação Paralela, Introdução à Computação Científica e Tópicos em Avaliação de Desempenho. As três últimas são ministradas pelos professores Marco Zanata e Daniel Weingaertner, treinadores das equipes vencedoras.

Para Zanata, as competições são importantes para integrar o conhecimento das disciplinas na área de formação. “Quando se tem alunos bons e dedicados, ser treinador fica mais fácil”, afirma o professor.

 

Por Heloísa Lima, sob orientação de Aline França.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR