Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes de Direito embarcam para competição internacional em Nova York

Cinco estudantes da Universidade Federal do Paraná, integrantes do Grupo de Estudos em Direito Autoral e Industrial (Gedai), embarcam nesta terça-feira (30) para Nova York a fim de participar da competição Price Media Law Moot Court. O programa está na rodada regional anual das Américas e acontece na Cardozo School of Law.

O Price Media Law Moot Court discute o papel da mídia, das tecnologias de informação e a liberdade de expressão. Criada pela Universidade de Oxford, em 2008, a competição possui sete rodadas regionais – Sul da Ásia, Ásia/Pacífico, Sudeste da Europa, Nordeste da Europa, Oriente Médio, África e Américas.

A equipe da UFPR é formada por três estudantes do curso de Direito da UFPR: Alice de Perdigão Lana, Giovanni Diniz Machado e Marcelle Cortiano Nagakura; por um aluno de Medicina da UFPR que cursa Direito em outra instituição: Atamai Caetano Moraes; e pelo doutorando Rangel Trindade, que acompanha e auxilia os alunos.

O grupo, coordenado pelo professor da UFPR Marcos Wachowicz, vai participar de atividades entre os dias 1 e 4 de fevereiro, com suporte de outros estudantes do Gedai que permanecerão no Brasil.

Em 2015, a equipe da UFPR participou pela primeira vez da competição e foi vitoriosa na rodada regional. “Fomos o único time brasileiro classificado diretamente para a rodada internacional, em Oxford. Infelizmente, por falta de recursos financeiros, não pudemos avançar para as finais”, recorda o professor Wachowicz.

Essa é a segunda participação do Gedai no programa e só foi possível graças a doações de professores e instituições. Os estudantes já submeteram memoriais para o programa. Nesta próxima fase, a partir de quinta-feira (1), o grupo participa da simulação de julgamento de um caso fictício que versa sobre direitos humanos e regulação de mídia.

Todas as atividades são em língua inglesa e a preparação começou no mês de novembro. “Fizemos reuniões para decidir a linha de defesa, pesquisamos jurisprudências e doutrinas, e também selecionamos os argumentos. No momento da simulação, os juízes fazem perguntas, interrompem, é preciso estar preparado para qualquer cenário”, explica a estudante Marcelle Cortiano Nagakura, que está no quarto ano do curso de Direito.

O grupo da UFPR vai competir com equipes de acadêmicos de vários países. É de fundamental importância a troca de experiências e a forma de abordagem do Direito na competição, envolvendo novos conflitos sociais. Houve um grande esforço dos nossos alunos e esperamos um bom resultado”, destaca o professor Wachowicz.

Vai ser um crescimento enorme, porque a competição exige muito da gente, não só academicamente, mas também da formação pessoal. É uma oportunidade única que estou tendo por ser aluna da UFPR e pelo incentivo do nosso professor”, conclui Marcelle.

Rodada regionalcaso

Os estudantes recebem o caso fictício do julgamento com antecedência para a etapa de preparação. Nesta 11ª edição, o julgamento envolve a repercussão, em uma rede social, da fotografia de uma autoridade contendo nudez.

Tanto a rede social, como o indivíduo foram processados pelo país (também fictício) por violação de leis.

As equipes precisam avaliar a situação e realizar a defesa do caso.

Os grupos classificados nas rodadas regionais seguem para a etapa final na Inglaterra, em Oxford, entre os dias 9 e 13 de abril.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...