Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo pintam aquarelas em Antonina

Alunos da disciplina de Desenho de Observação, do curso de Arquitetura e Urbanismo, farão uma atividade diferente esta semana. Entre quinta-feira (23) e domingo (26), eles estarão em Antonina, para representar a cidade em aquarelas. “Desenhar não é só técnica; é também entender o contexto do espaço”, afirma a professora Silvana Weihermann, idealizadora da disciplina, ao lado do professor Paulo Chiesa.

A disciplina optativa já havia sido ofertada outras vezes, mas em Curitiba. A ideia de expandir para Antonina surgiu pela proximidade que a UFPR tem como a cidade, devido ao Festival de Inverno, e pelo acolhimento dos habitantes. “Fui oficineira em algumas edições do Festival. Antonina me cativou muito, além de oferecer uma perspectiva para que os alunos entendam a época das construções antigas e a história envolvida”, complementa Silvana.

A proposta é que os alunos observem as construções históricas de Antonina e reproduzam as paisagens em aquarelas. Foto: Silvana Weihermann

A parceria foi bem recebida pela prefeitura da cidade, que acolheu a ideia. Nos dias em que estiverem por lá, os estudantes farão um tour com representantes da Secretaria de Turismo de Antonina, passando pelo centro histórico . O plano é primeiramente passar por um exercício de observação, dos prédios e dos detalhes, e, em seguida, aproveitar o ambiente calmo do litoral para fazer as aquarelas. Os estudantes terão em mãos o material de aquarela e metade de uma folha A4 para soltar a imaginação.

Todas as 44 vagas abertas para a disciplina foram preenchidas. A professora Silvana conta que boa parte dos estudantes inscritos não conhecem Antonina. “Será uma chance de apresentar um sítio novo para os alunos. Eles estão muito empolgados”, afirma. A organização do espaço geográfico, componente essencial para compreensão de Arquitetura, será vista na prática com a visita ao espaço novo.

A intenção com a disciplina é explorar o olhar dos alunos e representar as paisagens – desta vez, as antoninenses. Conforme os resultados obtidos, os desenhos serão expostos em evento posterior ou transformados em artigos acadêmicos.

Larissa Nicolosi

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...