Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estão abertas as inscrições para o XVII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná


O XVII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná está com inscrições abertas até o dia 31 de julho. A cada edição, uma das oito universidades públicas do Paraná organiza o processo seletivo e neste ano, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a responsável, juntamente com a Comissão Universidade para os Índios (CUIA).

A UFPR destina dez vagas para indígenas de todo território brasileiro e as universidades estaduais destinam seis vagas cada uma para indígenas do Paraná. No total são ofertadas 52 vagas, das quais 42 são destinadas às universidades estaduais do Paraná aos integrantes das comunidades indígenas localizadas no Estado.  Todas as vagas são suplementares, ou seja, não são retiradas daquelas regulares oferecidas nos cursos.

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no site do XVII Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná (www.vestibular.uem.br/indigena) até o dia 31 de julho de 2017.

O candidato deverá encaminhar a ficha de inscrição, questionário socioeducacional, carta de recomendação e autodeclaração e os demais documentos exigidos via Correios/Sedex com AR (Aviso de Recebimento), desde que a postagem ocorra até 31 de julho de 2017 (último dia de inscrição), para a Universidade Estadual de Maringá – Comissão Central do Vestibular Unificado – Avenida Colombo, 5790 – Zona 7 – CEP: 87020-900 – Maringá – PR. Ou poderá entregar os documentos necessários para a inscrição nas universidades envolvidas neste processo. Na UFPR os documentos poderão ser entregues na Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação – Cepigrad/PROGRAD, localizada na Praça Santos Andrade, 50, Térreo – Centro – Curitiba/PR.

As provas serão realizadas nos dias 01 e 02 de outubro, no Colégio Estadual do Campo Professor Júlio Moreira – Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, à Avenida Faxinal do Céu, s/n, município de Pinhão – PR.

No primeiro dia de prova será realizada a avaliação oral da Língua Portuguesa. No dia seguinte, a prova será de Língua Portuguesa/ Redação, Língua Portuguesa/Interpretação de textos, Língua Estrangeira Moderna (Espanhol ou Inglês) ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

Todas as informações sobre esse processo seletivo estão disponíveis no site: www.vestibular.uem.br/indigena

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...