Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Especialização no Setor Litoral estimula formas inovadoras de educação

A primeira turma da especialização Alternativas para uma Nova Educação, ofertada em Matinhos, está concluindo o curso. São 49 educadores que, cada qual à sua maneira, buscam formas de ir além do paradigma atual da educação. O grupo é composto por estudantes oriundos de municípios do litoral do Paraná, de Curitiba e Região Metropolitana e de São Paulo. Segundo coordenadora do curso, Lenir Maristela Silva, 70% são professores de escolas públicas.

A proposta e o currículo da pós-graduação lato sensu são estruturados em documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), no extinto Programa de Estímulo à Criatividade na Educação Básica (MEC), no Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral e nas Conferências Nacionais de Alternativas para uma Nova Educação (CONANEs). Lenir explica que entre os objetivos do curso está o de dar apoio a uma educação contra hegemônica que, além de levar em conta as demandas e desafios atuais da humanidade, assegure princípios e valores importantes que a educação bancária (hegemônica) não tem dado conta.

A primeira turma do curso tem 49 alunos, dos quais 70% trabalham em escolas públicas. Fotos: UFPR Litoral

Os princípios e valores a que ela se refere são aqueles que cooperam para uma educação comunitária auto e socialmente responsável, como solidariedade, autonomia, diversidade, democracia, dignidade, cooperação, solidariedade, responsabilidade, integralidade e realidade. “A proposta pedagógica do curso de especialização também traz inovações. Nos encontros mensais são conhecidas as experiências dos participantes e a partir dos princípios e valores são desenvolvidos projetos práticos de intervenção, que visam promover uma educação comunitária, auto e socialmente responsável”, explica Lenir. Uma nova turma será formada em 2018, sendo que o edital para a seleção de estudantes será lançado no mês de julho e as aulas iniciarão em agosto.

Além da sala de aula

Como a primeira turma está concluindo o curso, já foram definidos os temas dos trabalhos finais. A partir deles, é possível conhecer um pouco das propostas que surgiram durante o processo. Samira Padilha Xavier, que é professora no Colégio Estadual Tereza da Silva Ramos, está desenvolvendo o projeto Fomentando Novas Alternativas Educacionais. O seu objetivo é atrair a comunidade para que ela possa pensar a escola e saber se ela está satisfeita com o espaço educacional. “Comecei a proporcionar aos alunos, uma vez por bimestre, oficinas de múltiplos interesses. Eles podem sugerir ou dar alguma oficina em um dia letivo. Os pais e os professores podem também oferecer as oficinas. Tivemos oficina de pipa, de skate, de culinária, de maracatu e também de teatro e música”, relata a professora.

O curso preconiza uma educação que estimule valores como solidariedade, autonomia, diversidade e cooperação.

Samira também ajudou a organizar um passeio ciclístico, em conjunto com professores de outros dois colégios da cidade, cujo objetivo foi observar os rios que permeiam a região central do município. A última proposta foi fazer as oficinas aos sábados, para facilitar a participação da comunidade, principalmente dos pais e de ex-alunos. “O estudante precisa entender que a escola pública é de todo mundo. Não é só um momento de suas vidas”, afirma Samira.

Outra pós-graduanda, a turismóloga Fernanda Pasquale, vai abordar a experiência da Comunidade de Aprendizagem Maria da Restinga, uma iniciativa de famílias ligadas à UFPR que, reunidas em um coletivo, criaram um espaço de aprendizagem e convivência para seus filhos, priorizando abordagens pedagógicas alternativas e diferenciadas. Para Fernanda, o curso não só trouxe novos conhecimentos e experiências, resultou em uma transformação de vida. Ela e a família decidiram se mudar para a Itália para que ela continue a sua formação em abordagens educacionais alternativas, pois pretende atuar como educadora futuramente.

“A rede criada pelo curso ampliou minha experiência e foi por ele que conheci a abordagem Reggio Emilia. Soube que na cidade com o mesmo nome, minhas filhas poderiam ter acesso a escolas com uma proposta educacional em que eu acredito e que no Centro Internacional Loris Malaguzzi, eu poderia dar continuidade à minha formação e continuar participando na educação das crianças tanto como mãe e como profissional”, relata Fernanda.

As experiências de cada um dos participantes serão relatadas em um vídeo, produzido por um dos estudantes do grupo, contribuindo para que o propósito do curso continue a se concretizar, com os participantes ampliando suas redes e tecendo novas formas de aprender e educar.

Por Aline Gonçalves – Comunicação – UFPR Litoral

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...