Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Espaço dedicado aos professores da educação básica divulgará ações de formação continuada na UFPR: Cursos e Profissões

A “sala do professor” estará presente novamente na 16ª edição da UFPR: Cursos e Profissões. O espaço é voltado aos professores da educação básica que acompanham seus alunos durante a visitação. Além de recepciona os profissionais, a sala é destinada divulgar os cursos de formação oferecidos pela Universidade Federal do Paraná.

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) tem uma Coordenação de Formação de Professores (COPEFOR) que oferece três programas em que participam diretamente professores da Educação Básica: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e o Programa Licenciar. Todos voltados ao desenvolvimento e à qualificação desses profissionais. A proposta é acolher os professores em um espaço confortável, em que possam se sentar, tomar café e, ao mesmo tempo, conhecer estas ações da UFPR. Confira a cartilha desenvolvida para o evento.

O Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra, conta que o espaço é uma forma de convidar os professores para que façam a sua segunda licenciatura ou que participem como colaboradores nas ações do PIBID e do Licenciar. “Como qualquer outro profissional, o professor não pode se acomodar com aquilo que aprendeu na graduação. Ele precisar introduzir aos seus alunos o mundo do conhecimento e também precisa ser um exemplo que está constantemente em busca de novas perspectivas e ampliando seu horizonte conceitual e teórico, tanto na sua área de conhecimento específico, quanto na sua prática profissional”, explica.

Além das ações da COPEFOR, os professores que frequentarem a sala terão acesso a um material de divulgação sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu voltados à formação de professores. A UFPR possui um conjunto de mestrados profissionais destinados a esse público. “Queremos oferecer aos professores um momento em que eles sejam recepcionados, valorizados e incluídos na Feira, pois eles são parte das pessoas que tornam esse evento possível”, afirma Barra.

O estande “sala do professor” funcionará durante toda a UFPR: Cursos e Profissões no mesmo horário da Feira e terá professores e alunos envolvidos nos programas de formação continuada de professores dando informações e atendendo os profissionais.

 

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...