Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Espaço Agroecologia é inaugurado na UFPR

Espaço Agroecologia (fotos Marcos Solivan)

Com a presença de agricultores, professores e estudantes da Universidade Federal do Paraná, além de autoridades, foi inaugurado o Espaço Agroecologia, uma bioconstrução de bambu que irá abrigar as feiras de alimentos orgânicos e outras atividades do Setor de Ciências Agrárias da UFPR.

A obra foi construída em parceria com o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, e utilizou recursos próprios do Setor de Ciências Agrárias, conforme destacou o vice-diretor do Setor, professor Nivaldo Rizzi.

“O Espaço Agroecologia vem para fortalecer a agricultura familiar na região metropolitana de Curitiba”, diz o   engenheiro agrônomo Luciano de Almeida, professor da UFPR e idealizador do Projeto de Extensão “Feira de Orgânicos: ações de apoio às agriculturas de base ecológica. Segundo ele, a inauguração do local consolida uma longa história de trabalho e parceria entre a academia e diversos grupos de produtores rurais engajados na produção de alimentos orgânicos. “E queremos deixar bem claro: esse espaço é dos agricultores.” Ele lembrou que a feira só é possível com a participação dos estagiários de graduação, que ajudam na comercialização. Hoje são cerca de 10 alunos, mas dezenas já passaram pelo projeto, iniciado em 2010. “O Espaço Agroecologia é uma conquista de todos que estão envolvidos com a agricultura familiar, dentro e fora da universidade”, disse ele.

“Não queremos que alimentos saudáveis sejam elitizados”, defendeu o agricultor Adyr Fioreze, de Rio Branco do Sul. Ele é um dos responsáveis pela articulação que resultou no lançamento do Espaço. Em sua fala, ele lembrou que a feira de orgânicos realizada na UFPR ajudou a tornar os preços dos produtos mais acessíveis à comunidade, uma vez que permite a venda direta dos produtores para os agricultores.

Cerimônia de inauguração

O Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que“A agroecologia é um movimento que ganha cada vez mais força na agricultura paranaense”, elogiando o trabalho de parceria entre a UFPR, o CPRA e as mais de 30 famílias de agricultores envolvidas no evento. “Ao todo, já contabilizamos quase 20 feiras orgânicas em Curitiba, e fico contente em ver que o Paraná é, provavelmente, o estado mais agroecológico do Brasil.” E a vice-reitora da UFPR, Graciela Muniz, apontou a importância de aproximar a sabedoria dos agricultores, adquirida no dia-a-dia do campo,  com o conhecimento da academia.

“A inauguração do Espaço Agroecologia é um importante gesto de valoração do agricultor familiar agroecológico, reforçando a crescente importância que a produção de alimentos saudáveis vem adquirindo no contexto da vida diária não só no campo, mas também na cidade”, comenta o engenheiro agrônomo João Carlos Zandoná, diretor do CPRA.

FEIRA

Feira de Orgânicos

Toda terça-feira é realizada a feira de alimentos orgânicos no Setor de Ciências Agrárias, agora no Espaço Agroecologia. O engenheiro agrônomo Carlos Salvador é cliente desde o início do projeto, em 2010. “Acho importante consumir produtos locais e saudáveis. Aqui posso conferir a procedência de cada item e ainda tem uma ótima interação social. É um espaço para fazer amizades”, disse.

“Gostei muito dos preços e da qualidade dos produtos que encontrei aqui”, afirmou a artista visual Íris Lopes, moradora da região. Ela lamenta que não existam mais feiras como essa espalhadas por toda a cidade. “Também sinto falta de produtos orgânicos nos grandes mercados”, reclama a consumidora, afirmando que saúde é o principal motivo pelo qual ela dá preferência aos alimentos sem agrotóxicos. Ao justificar sua opção de compra, ela é categórica: “Não quero comer veneno”.

Jandira Jiacomite

A produtora rural Jandira Jiacomite participa da feira há cerca de um ano e meio. Ela vende legumes e compotas de frutas. “A feira melhorou a nossa renda. Trabalhamos em família, eu, meu esposo, meu filho e um neto. Todos ajudam a fazer doces, bolos e bolachas, todos com produtos orgânicos”, contou ela. Entre os produtos mais apreciados é o bolo de hortelã e maçãs, cuja receita ela dá para quem se interessa.

João Pedro Alves Neto, estudante do terceiro ano de Agronomia, é um dos estagiários mais entusiasmados com a feira. “Essa troca de experiência não existe em sala de aula. É o projeto de extensão que está permitindo que eu aprenda sobre como vivem os agricultores e como me relacionar com eles, é um aprendizado para toda a vida”, relata ele, acrescentando que sempre morou na cidade e nunca tinha tido contato com famílias de produtores rurais.

DIA NO CAMPUS

Depois de encerrada a solenidade de inauguração do Espaço Agroecologia e a feira, um grupo de 50 agricultores tiveram uma programação intensa ao longo do dia no campus do Setor de Ciências Agrárias. Após almoçar no Restaurante Universitário,  eles visitaram vários projetos de ensino e pesquisa. No Espaço Didático Solo na Escola, puderam conferir como surge o solo, os diferentes tipos de solo, como é feita a compostagem e ciclo de erosão.  Já no Hospital Veterinário, conheceram a estrutura da unidade e como são os cuidados com os animais internados. O agricultor Alírio Gasparim, morador de Rio Branco do Sul,  gostou especialmente das informações sobre análise de solo. “Sempre tem algo para aprender”, destacou.

Plantio de muda simboliza a parceria entre a UFPR e os agricultores (foto SM)

Encerrando o Dia no Campus, foi servido um café da tarde, com produtos trazidos pelos próprios agricultores para a confraternização. O professor Luciano de Almeida preparou uma surpresa: o plantio de uma muda de Tarumã, espécie nativa da região, ao lado do Espaço Agroecologia, para marcar a inauguração e simbolizar a parceria entre a UFPR e os agricultores familiares.

 

(texto Simone Meirelles/UFPR e Henrique Kugler/CPRA)

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...