Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Escola de Altos Estudos em Micologia Clínica está com inscrições abertas

Jéssica Tokarski     11 de dezembro de 2017 - 12h06

Estão abertas as inscrições para a Escola de Altos Estudos (EAE) em Micologia Clínica promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (PPGMPP) da Universidade Federal do Paraná. O tema do curso, que acontece em janeiro e fevereiro de 2018, será “Biodiversidade Fúngica e Micologia Clínica”.

A Escola de Altos Estudos é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado, doutorado e pós-doutorado. A iniciativa busca estimular a cooperação acadêmica, a fim de elevar a formação de recursos humanos qualificados e fomentar a produção acadêmica no país.

A EAE em Micologia Clínica será organizada tendo como base o Curso de Micologia Médica ofertado pelo Westerdijk Fungal Diversity Institute – CBS/Utrecht/Holanda. O curso fornece uma introdução didática apresentando características biológicas e taxonômicas de fungos de interesse clínico nas áreas médica e veterinária. Serão desenvolvidos tópicos avançados teóricos e práticos referentes aos agentes causadores de doenças, mecanismos de patogenicidade e virulência, métodos de diagnóstico e fatores relacionados à terapia de doenças fúngicas. As aulas teóricas serão em inglês com tradução simultânea. As aulas práticas terão orientação pessoal em português.

Sybren de Hoog – pesquisador sênior do Centro de Biodiversidade fúngica (Westerdijk Fungal Diversity Institute- CBS/Utrecht/Holanda) e professor associado do Instituto de Biodiversidade e Dinâmica de Ecossistemas na Universidade de Amsterdam – ministrará as aulas com apoio dos professores de Micologia PPGMPP e de instituições associadas.

O curso está organizado em dois módulos com aulas teóricas e práticas.  Serão ofertadas 40 vagas para o curso presencial para todos os programas de pós-graduação stricto sensu no País. O modulo teórico ocorrerá na sala de vídeo conferência do centro Politécnico da UFPR e será transmitido em tempo real para os alunos das escolas associadas com vagas ilimitadas.

Foto: Leonardo Bettinelli

Com este projeto, o PPGMP avança no sentido de consolidar grupos previamente envolvidos nesta cooperação de âmbito nacional e internacional, além de fortalecer a rede de pesquisa em fungos previamente estabelecida pelo projeto PVE do professor Sybren de Hoog no referido programa. “A Escola de Altos Estudos em Micologia possibilitará a formação de recursos humanos e representa um reforço adicional às metas de internacionalização do programa. É um fator positivo para o crescimento da produtividade abrangendo docentes e discentes dos programas envolvidos neste projeto”, diz a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Patologia Básica, Vânia Aparecida Vicente.

O curso acontecerá no período de 22 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018. As inscrições devem ser feitas por meio do site http://www.prppg.ufpr.br/site/eaem/. Informações: (41) 3361-1695 e posmpp@ufpr.br.

Confira o programa do curso no arquivo anexo: 5-12 EAE CAPES-UFPR -Curitiba-2018 PROGRAM 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR