Ciência e Tecnologia

Escola de Altos Estudos em Micologia Clínica está com inscrições abertas

Jéssica Tokarski     11 de dezembro de 2017 - 12h06

Estão abertas as inscrições para a Escola de Altos Estudos (EAE) em Micologia Clínica promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, Parasitologia e Patologia (PPGMPP) da Universidade Federal do Paraná. O tema do curso, que acontece em janeiro e fevereiro de 2018, será “Biodiversidade Fúngica e Micologia Clínica”.

A Escola de Altos Estudos é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado, doutorado e pós-doutorado. A iniciativa busca estimular a cooperação acadêmica, a fim de elevar a formação de recursos humanos qualificados e fomentar a produção acadêmica no país.

A EAE em Micologia Clínica será organizada tendo como base o Curso de Micologia Médica ofertado pelo Westerdijk Fungal Diversity Institute – CBS/Utrecht/Holanda. O curso fornece uma introdução didática apresentando características biológicas e taxonômicas de fungos de interesse clínico nas áreas médica e veterinária. Serão desenvolvidos tópicos avançados teóricos e práticos referentes aos agentes causadores de doenças, mecanismos de patogenicidade e virulência, métodos de diagnóstico e fatores relacionados à terapia de doenças fúngicas. As aulas teóricas serão em inglês com tradução simultânea. As aulas práticas terão orientação pessoal em português.

Sybren de Hoog – pesquisador sênior do Centro de Biodiversidade fúngica (Westerdijk Fungal Diversity Institute- CBS/Utrecht/Holanda) e professor associado do Instituto de Biodiversidade e Dinâmica de Ecossistemas na Universidade de Amsterdam – ministrará as aulas com apoio dos professores de Micologia PPGMPP e de instituições associadas.

O curso está organizado em dois módulos com aulas teóricas e práticas.  Serão ofertadas 40 vagas para o curso presencial para todos os programas de pós-graduação stricto sensu no País. O modulo teórico ocorrerá na sala de vídeo conferência do centro Politécnico da UFPR e será transmitido em tempo real para os alunos das escolas associadas com vagas ilimitadas.

Foto: Leonardo Bettinelli

Com este projeto, o PPGMP avança no sentido de consolidar grupos previamente envolvidos nesta cooperação de âmbito nacional e internacional, além de fortalecer a rede de pesquisa em fungos previamente estabelecida pelo projeto PVE do professor Sybren de Hoog no referido programa. “A Escola de Altos Estudos em Micologia possibilitará a formação de recursos humanos e representa um reforço adicional às metas de internacionalização do programa. É um fator positivo para o crescimento da produtividade abrangendo docentes e discentes dos programas envolvidos neste projeto”, diz a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Patologia Básica, Vânia Aparecida Vicente.

O curso acontecerá no período de 22 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018. As inscrições devem ser feitas por meio do site http://www.prppg.ufpr.br/site/eaem/. Informações: (41) 3361-1695 e posmpp@ufpr.br.

Confira o programa do curso no arquivo anexo: 5-12 EAE CAPES-UFPR -Curitiba-2018 PROGRAM