Extensão e Cultura

Equipe Fórmula projeta dois carros para competição nacional

Aline Fernandes França     9 de agosto de 2018 - 15h46

A equipe UFPR Fórmula, formada por cerca de 80 estudantes, prepara-se para mais uma competição SAE Brasil. A disputa reúne universidades de todo o País e acontecerá entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, em Piracicaba, São Paulo.

O grupo dedica-se a projetar e montar um carro de competição do tipo Fórmula. A novidade deste ano é a participação na categoria carro elétrico, com a meta de ser aprovado nas provas dinâmicas.

O tradicional carro à combustão recebeu melhorias em busca de uma colocação entre as 10 melhores equipes nacionais, conforme explica a estudante do curso de Engenharia Elétrica, Natalia Choma. “Fizemos mudanças nas treliças do chassi, garantindo uma estrutura mais segura. Também aumentamos a inclinação do piloto, devido ao uso do cinto de segurança de seis pontos, possibilitando maior ergonomia”.

A fabricação é realizada pelos universitários e empresas parceiras. A equipe Fórmula é composta por acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Administração e Publicidade e Propaganda. “Trabalhamos seis dias por semana, em média 12 horas por dia”, conta Natalia.

Lançamento do carro 2017. Divulgação: UFPR Fórmula

Campanha

A equipe realiza uma campanha para arrecadar recursos para o projeto, já que, com a participação em duas categorias, os custos para a fabricação dos carros também aumentaram.

A benfeitoria é uma plataforma online de financiamento público de projetos. As doações variam entre R$20 e R$500. Para cada valor, será sorteado um brinde.

Clique aqui para participar.

Resultados anteriores

O grupo vai para o evento com a confiança de quem, na primeira participação, em 2016, conquistou o título de melhor equipe iniciante. A SAE Brasil reúne estudantes de todo o País e os primeiros classificados participam de campeonatos internacionais nos Estados Unidos.

Em 2017, a equipe ficou em 18º lugar na classificação geral e se destacou nas provas estáticas: 10º lugar no relatório de custos, 12º na apresentação business presentation e 14º na prova de design.