Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Equipe Fórmula projeta dois carros para competição nacional

Aline Fernandes França     9 de agosto de 2018 - 15h46

A equipe UFPR Fórmula, formada por cerca de 80 estudantes, prepara-se para mais uma competição SAE Brasil. A disputa reúne universidades de todo o País e acontecerá entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, em Piracicaba, São Paulo.

O grupo dedica-se a projetar e montar um carro de competição do tipo Fórmula. A novidade deste ano é a participação na categoria carro elétrico, com a meta de ser aprovado nas provas dinâmicas.

O tradicional carro à combustão recebeu melhorias em busca de uma colocação entre as 10 melhores equipes nacionais, conforme explica a estudante do curso de Engenharia Elétrica, Natalia Choma. “Fizemos mudanças nas treliças do chassi, garantindo uma estrutura mais segura. Também aumentamos a inclinação do piloto, devido ao uso do cinto de segurança de seis pontos, possibilitando maior ergonomia”.

A fabricação é realizada pelos universitários e empresas parceiras. A equipe Fórmula é composta por acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Administração e Publicidade e Propaganda. “Trabalhamos seis dias por semana, em média 12 horas por dia”, conta Natalia.

Lançamento do carro 2017. Divulgação: UFPR Fórmula

Campanha

A equipe realiza uma campanha para arrecadar recursos para o projeto, já que, com a participação em duas categorias, os custos para a fabricação dos carros também aumentaram.

A benfeitoria é uma plataforma online de financiamento público de projetos. As doações variam entre R$20 e R$500. Para cada valor, será sorteado um brinde.

Clique aqui para participar.

 

Resultados anteriores

O grupo vai para o evento com a confiança de quem, na primeira participação, em 2016, conquistou o título de melhor equipe iniciante. A SAE Brasil reúne estudantes de todo o País e os primeiros classificados participam de campeonatos internacionais nos Estados Unidos.

Em 2017, a equipe ficou em 18º lugar na classificação geral e se destacou nas provas estáticas: 10º lugar no relatório de custos, 12º na apresentação business presentation e 14º na prova de design.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR