Extensão e Cultura

Equipe Eco Octano lança seu primeiro veículo movido a energia elétrica

Superintendência de Comunicação Social     11 de setembro de 2018 - 16h35

O projeto de extensão Eco Octano apresenta, no dia 27 de setembro, seu primeiro veículo movido a energia elétrica, projetado para a competição Shell Eco-Marathon. O lançamento acontece às 19 horas, no Grande Auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT), e é voltado para toda a comunidade acadêmica.

O modelo veicular experimental foi desenvolvido por estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. Além do protótipo elétrico, o grupo também projetou o tradicional veículo a gasolina.

Integrantes da Equipe Eco Octano ao lado do primeiro veículo montado, movido à combustão. Foto: Divulgação

A Eco Octano iniciou as atividades em 2012, com o objetivo de construir protótipos de veículos que percorram a maior distância possível, consumindo o mínimo de combustível. A iniciativa estimula discussões em relação ao futuro da mobilidade, a eficiência dos combustíveis e a qualidade do ar.

Em 2017, o veículo movido a gasolina percorreu 104 quilômetros por litro na Shell Eco-Marathon. A meta da equipe para esta edição é alcançar 300 quilômetros por litro e ficar entre os cinco primeiros colocados. A competição será realizada entre os dias 8 e 11 de outubro, no Rio de Janeiro, e reunirá jovens universitários de todo o país que projetam, constroem e pilotam veículos eficientes em termos de energia.

Trinta estudantes integram o projeto da UFPR, em diferentes áreas técnicas, como direção, freios, estrutura e carenagem e eletroeletrônica. Parte do grupo fica responsável por atividades administrativas, atuando em marketing, finanças, capacitação e recursos humanos.

Competições anteriores

Uma das metas do projeto é construir veículos para competições. A equipe competiu pela primeira vez em 2013 na categoria Prototype (veículos com design futurístico e máxima eficiência), em que atingiu a marca de 125 quilômetros por litro e ficou entre os 10 primeiros colocados na Maratona de Eficiência Energética. No ano seguinte, a Eco Octano alcançou a marca de 159 quilômetros por litro, classificou-se em 15º lugar e foi premiada como melhor protótipo no quesito segurança na mesma maratona.

Em 2016, o grupo da UFPR participou pela primeira vez da Shell Eco Marathon, competição internacional organizada pela Shell. No ano passado, a Eco Octano explorou tecnologias que não foram utilizadas em competições anteriores, como injeção eletrônica, transmissão CVT, sensoriamento completo e estrutura em alumínio. Os esforços levaram a equipe ao 6º lugar, atingindo a marca de 104 quilômetros por litro de gasolina.

Mais matérias sobre o Eco Octano podem ser conferidas neste link.