Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe do Globe, projeto da Nasa, visitará UFPR Litoral para avaliar projeto de coleta de dados sobre Aedes aegypti

 

O coordenador do Globe Brasil, Jean Batana, participou da abertura do projeto, no ano passado, no MAE de Paranaguá. Foto: Willian Leal/Setor Litoral.

Uma equipe do Globe – projeto da Nasa (a agência aeroespacial dos EUA) que objetiva promover o interesse dos jovens pela ciência e formar cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente – estará no Paraná, na quinta e sexta-feira (dias 22 e 23), para cumprir duas missões importantes.

A primeira delas será fazer uma avaliação do primeiro ano do projeto de coleta de dados sobre o Aedes aegypti desenvolvido pelo Globe Brasil – parceria entre a Nasa, a UFPR e a Agência Espacial Brasileira envolvendo professores e alunos de escolas públicas do Litoral na coleta de dados sobre o mosquito Aedes aegypti.

O encontro será no dia 22, às 14h, na sede do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá (Rua Baronesa do Serro Azul, 1027 – João Gualberto). No mesmo local, haverá a premiação dos projetos dos estudantes que venceram a Feira Virtual de Ciências do Globe. O primeiro lugar ficou com alunos do Colégio Bento Munhoz da Rocha, de Paranaguá. Estudantes do Colégio Zilá dos Santos Batista, também de Paranaguá, ficaram com a menção honrosa. Finalmente, serão premiados alunos que desenvolveram o projeto na Escola Municipal Professora Desauda Bosco da Costa Pinto, de Morretes.

O Globe (sigla em inglês para Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente) objetiva promover o interesse pela ciência, formar cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente e apoiar professores no trabalho com temas relacionados. Estarão na UFPR Litoral Russanne Low (cientista sênior do Globe), Renee Codsi (também do Globe) e Nadia Sanceno (da Agência Espacial Brasileira).

Globe Brasil

O Projeto Globe Brasil foi lançado, em maio do ano passado, na sede do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá, com a presença do coordenador executivo do Programa Globe Brasil, Jean Batana. No total, envolve 25 escolas de Paranaguá e de outros municípios do Litoral. O mesmo projeto será desenvolvido também em São José dos Campos (SP) e na cidade do Rio de Janeiro.

Na UFPR, o responsável pelo programa é o professor-doutor Rodrigo Reis, do Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel Setor Litoral). Os dados coletados são colocados em uma plataforma administrada pela Nasa e ficam à disposição da comunidade internacional.

Os colégios participantes da campanha receberam um kit para desenvolver o trabalho. Os professores capacitados se comprometeram a coletar dados com seus estudantes sobre a larva de mosquito a cada 15 dias, durante 5 meses, utilizando um aplicativo para dispositivos móveis desenvolvido pela Nasa.

No dia 23, o grupo do Globe estará no Setor Litoral da UFPR (Rua Jaguariaíva, 512, em Caiobá/ Matinhos) para apresentar o projeto a gestores da saúde do Litoral do Paraná. Terá, ainda, reunião com pesquisadores da UFPR para trocar experiências e debater colaborações futuras.

 

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...