Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe de alunos da UFPR se prepara para participar de competição de Direito Penal Internacional em Haia

Um grupo de seis alunos de Direito está se preparando para representar a Universidade Federal do Paraná no International Criminal Court Moot Court Competition (ICCMCC), que acontecerá de 14 a 19 de maio em Haia, na Holanda. Trata-se de um júri simulado na área de direito penal internacional, envolvendo casos de crimes de guerra, genocídio e crimes que de alguma forma ferem os direitos humanos. A competição reunirá 67 equipes de 47 países, das quais apenas duas brasileiras: a da UFPR e a da Universidade Federal da Bahia.

O Team UFPR é formado pelos estudantes Gabriela de Lucca, Lui Martinez Laskowski, Marina Cardoso Farias, Pedro Franco Athayde e Sabrina Hatschbach Maciel. Eles vêm se preparando desde setembro do ano passado e já passaram por uma seleção nacional, da qual participaram quatro equipes (as duas selecionadas mais as da Fundação Getúlio Vargas e Unicuritiba).

Esta é a segunda vez que a UFPR participa da competição. “A partir da competição do ano passado, nós instituímos um grupo de estudos e a ideia é que ele seja permanente”, afirma o treinador da equipe, o doutorando em Direito Guilherme Brenner Lucchesi. Os alunos (selecionados a partir de um grupo de freqüentadores de disciplinas optativas e de grupos de pesquisa de Direito Internacional) estudam a área e fazem simulações e treinos entre eles. O treinador acredita que o grupo tem chance de passar da primeira fase e ficar entre as 27 equipes classificadas para a segunda etapa.

A competição é dividida em duas partes: uma escrita e outra oral, tudo em inglês. Três integrantes do grupo participarão da parte oral (um deles na defesa dos acusados do crime, outro na acusação e o terceiro na defesa das vítimas). Os outros três ficam responsáveis pela parte escrita do trabalho.

A competição faz parte do trabalho desenvolvido pelo Tribunal Penal Internacional para defender e dar voz a vítimas de crimes de guerra.

O estudante de Direito Pedro Franco conta que se interessou pela área do direito internacional no ano passado. Começou a participar do grupo de estudos, foi selecionado para o Team UFPR e agora se prepara para ir à Holanda. “A expectativa da equipe é mostrar que o Brasil é um país sério e que faz pesquisa séria. Que somos capazes de produzir bons juristas. A posição que conseguirmos é consequência desse trabalho”, afirma.

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...