Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe da UFPR participa do Race to Zero, concurso internacional de arquitetura

Em 2018, pela segunda vez, a Universidade Federal do Paraná tem uma equipe representante na competição Race to Zero, promovida pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos. Em 2017, a universidade foi a primeira instituição brasileira a participar. Este ano, a UFPR concorre com mais 83 equipes de todo o mundo.

A equipe está concorrendo na categoria Elementary School (Escola de Ensino Fundamental) – uma das cinco categorias do concurso internacional de arquitetura, cujo desafio é projetar casas autossuficientes em energia. O projeto do time foi desenvolvido no ambiente de uma escola de Ensino Fundamental e visa gerar a mesma quantidade de energia que a escola consome. O objetivo é avançar o estágio técnico – eficiência energética e desempenho ambiental – e espacial de produção das escolas públicas. O trabalho incentiva a discussão sobre a construção futura de uma escola, dentro do terreno da universidade, que sirva como incubadora de métodos inovadores de ensino e modelo de construção sustentável, econômica e acessível à realidade.

Pensada de modo a valorizar a multidisciplinaridade do projeto, a equipe – formada por estudantes e professores – foi organizada em quatro grupos: Arquitetura & Design, Apoio Linguístico, Ciência e Tecnologia (C&T) e Gestão. O projeto está sendo desenvolvido de acordo com as bases técnicas norte-americanas, seguindo as mesmas preocupações de controle ambiental e eficiência energética que dedicam a suas construções. Entretanto, o time tenta adaptar as inovações técnicas dos EUA à realidade local, acrescentando soluções típicas brasileiras para o clima e situação socieconômica do Brasil.

Equipe Race To Zero da UFPR. Foto: Marcos Solivan

Como o concurso é realizado em inglês, a língua acaba sendo um fator limitante em alguns aspectos. Assim, o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) está assessorando na apresentação escrita e oral da equipe. A primeira etapa do projeto a ser avaliada foi entregue no dia 20 de fevereiro e, em breve, será dada a resposta de quais equipes irão pessoalmente ao laboratório participar das finais. Se escolhida, a equipe deve defender o projeto na sede do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos nos dias 21 e 22 de abril de 2018.

A mestranda em Arquitetura e líder do grupo de alunos, Isabela Fiori, conta que o projeto está muito bem estruturado e utiliza soluções arquitetônicas e materiais construtivos disponíveis na região que contribuem para o conforto ambiental e a adequada conservação de energia. “A partir de agora faremos várias análises energéticas computacionais para aprimorar o modelo arquitetônico, até chegarmos a uma construção que consuma a mesma quantidade, ou menos, de energia que é gerada, sem perder a qualidade espacial e estética”. Depois desta fase, temos que preparar uma apresentação em que todas essas soluções sejam compreensíveis a um júri, que será o responsável por eleger a equipe que atingiu de forma mais adequada os objetivos do concurso”.

Isabela revela que é gratificante aprender sobre a forma norte-americana de pensar as construções, já que o país está vislumbrando um futuro em que cada edificação se torne eficiente e produza a própria energia. “São ideias muito à frente da realidade construtiva brasileira que podem nos ajudar a desenvolver uma consciência sobre o grande impacto das construções no ambiente, incentivando maior responsabilidade social nos projetistas e construtores, vanguarda que é nossa obrigação como acadêmicos”. A mestranda também acredita que a maior importância da participação da UFPR nesta competição reside na troca de experiências entre os saberes brasileiros e as potencialidades que a indústria de construção abre. “Além de cultivar uma cultura de comunicação entre universidades, aproximando cada vez mais a UFPR dos grandes centros de ensino no mundo”.

Foto: Marcos Solivan

Confira todos os membros da equipe participante do Race to Zero:

Orientador acadêmico: Cervantes Ayres Filho, docente do curso de Arquitetura.

Consultor de conforto ambiental: Professor Aloísio Schmid.

Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA): Ron Martinez, diretor-geral, e professor Eduardo Figueiredo.

Maquete 3D: Professor Tiago Vignatti, do Departamento de Informática. Gabriela Araújo, da Black River Studios – estúdio de jogos da Samsung –, como orientadora externa à UFPR.

Administração geral do projeto e responsáveis pela comunicação e angariação de fundos: Anna Tempesta e Klarissa Saes, da Agência UFPR Internacional.

Líder dos alunos: Isabela Fiori, mestranda em Arquitetura.

Equipe de Arquitetura & Design: Camila Esturilho, Fernanda Miloco, Natali Remus e Muryel Gomes, Alexandre Bessa, Emanuela Silveira e Tayane Camara.

Equipe de Apoio Linguístico: Helena Sturmer, Thais Cons e Ariane Chaia.

Gestão: Thiago Severo.

Equipe de Ciência &Tecnologia: Matheus Neves e Stephanie Briere Americo.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...