UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Matrículas dos aprovados pelo Sisu ocorrem até esta segunda (02)

Aprovado deve estar atento a horário e local específicos de seu curso
Aprovado deve estar atento a horário e local específicos de seu curso (Imagem: Paulo Henrique Camargo)

As matrículas dos aprovados na UFPR em primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm início nesta sexta-feira (30) e seguem durante a próxima segunda-feira (02). Cada curso possui data, horário e local específicos para realização do registro acadêmico. Confira edital com todas as informações, incluindo a documentação necessária.

Os candidatos não aprovados em primeira chamada e que tiverem interesse em constar na Lista de Espera do Sisu para o curso no qual efetuou sua inscrição deverão confirmar a intenção na vaga. O procedimento é feito por meio do site sisu.mec.gov.br no prazo de 26 de janeiro a 06 de fevereiro.

Aprovados

Nesta semana, uma coletiva de imprensa divulgou os números relativos ao aprovados na UFPR por meio do Sisu. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o resultado na última segunda-feira (26), assim como um balanço final do processo seletivo. Foram 2.791.334 candidatos inscritos – 74.786 apenas na UFPR.

A coletiva contou com a presença de várias autoridades. Imagem: Ana Assunção
Coletiva contou com a presença de várias autoridades (Imagem: Ana Assunção)

Enquanto o curso que recebeu mais inscrições, 4.982, foi direito (noturno), a nota mais alta no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou com engenharia civil, atingindo 863,90 pontos – o curso teve 2.827 inscritos, que concorriam a 50 vagas. Em seguida vieram medicina – com 854,60 pontos e 4.555 inscritos para 57 vagas – e engenharia elétrica (noturno), cuja nota mais alta foi 832,92 pontos e contou com 1.949 inscritos disputando 27 vagas.

Na UFPR, as vagas foram distribuídas na proporção de 70% para o processo seletivo da instituição e 30% para o Sisu. De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos, Mauro Belli, depende dos conselhos superiores a decisão manter ou não esta proporção nos próximos anos. “O nosso desejo continua sendo que o vestibular da UFPR atenda à demanda dos estudantes do nosso estado”, explica o reitor em exercício, Rogério Mulinari.

Segundo o MEC, 53% do total de candidatos (1.475.217 inscritos) têm idade entre 18 e 24 anos, sendo que 35% dos concorrentes (985.941) estão na faixa etária de 18 a 20 anos. As mulheres totalizaram 57% dos inscritos.

Por Jéssica Maes e Jaqueline Carrara

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...