Encontro Nacional de Casas de Estudantes será em Curitiba

Aproximadamente 500 universitários, representantes e moradores de Casas de Estudantes de vários estados, estarão em Curitiba no período de 21 a 24 de abril para participar do ENCE – Encontro Nacional de Casas de Estudantes. O evento acontecerá no campus da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, Edifício D. Pedro II e nas moradias localizadas no centro da cidade: CELU – Casa do Estudante Luterano, CEUC – Casa da Estudante Universitária de Curitiba e CEU – Casa do Estudante Universitário do Paraná.

Entre os objetivos do encontro está a discussão das políticas voltadas à assistência estudantil, especificamente as garantias de educação, atendimento médico, odontológico, psicopedagógico, além de cultura e lazer. Outras metas serão expostas como a viabilidade de construção, ampliação e manutenção de novas casas, o intercâmbio de experiências sobre os problemas internos de cada residência e o fortalecimento da SENCE – Secretaria Nacional de Casas de Estudantes.

O ENCE acontece desde 1975 e constitui um fórum político, pedagógico e cultural que reúne temas relacionados ao ensino superior e ao aprimoramento da formação cidadã dos participantes, especialmente daqueles que ocupam as moradias estudantis. Em Curitiba, as casas de estudantes abrigam cerca de 500 universitários.

O programa do evento será composto por oficinas, palestras, grupos de trabalho, debates, plenária e mesa-redonda. Assuntos de interesse serão abordados como a “Reforma Universitária e suas Conseqüências”, a “Assistência Estudantil como Direito” e a “Educação Superior e o Plano Nacional de Assistência”. A iniciativa é uma promoção do COENCE – Comissão Organizadora do ENCE em parceria com a CERS – Casas de Estudantes da Regional Sul e a SENCE. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9646-3698, com Fabiane.

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Sônia Loyola