Ensino e Educação

Enade 2012 teve comparecimento de 80% dos quase 590 mil inscritos

Superintendência de Comunicação Social     6 de dezembro de 2012 - 9h26

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi aplicado em todo o país no dia 25 de novembro, com a participação de 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Este número corresponde a 79,9% dos 587.351 estudantes habilitados e inscritos pelas respectivas instituições de educação superior para participar da prova. No total, houve 118.056 estudantes ausentes, caracterizando, portanto, uma abstenção de 20,1%.

Em 2012, foram avaliados estudantes concluintes dos cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, turismo, e dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

O Enade é componente curricular obrigatório. O concluinte dos cursos avaliados em 2012 que não compareceu à prova e, portanto, não assinou a lista de presença e o cartão de resposta, sem amparo pelos critérios de dispensa previstos nas portarias normativas de números 40/2007 e 6/2012, fica em situação irregular no Enade e não poderá concluir o curso de graduação. A indicação a quem não compareceu é que solicite a dispensa do exame. É preciso abrir um processo na coordenação do curso justificando e anexando o documento comprobatório do impedimento de participação no Enade 2012. O prazo para a solicitação é até o dia 10 de janeiro de 2013. Os alunos que tiverem seu pedido deferido terão a situação regularizada no exame. Para mais informações, os universitários da UFPR devem procurar as coordenações dos cursos ou entrar em contato com a Coordenação de Políticas de Avaliação Institucional de Ensino pelo e-mail: copaie@ufpr.br.

Até 25 de dezembro de 2012, será aberto o acesso eletrônico ao relatório dos estudantes em situação regular no Enade 2012, o que permitirá às instituições registrar no histórico escolar do estudante a sua situação.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep/ACS-UFPR