Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Empresa Júnior do curso de Luteria faz conserto de instrumentos musicais

Instrumentos musicais
Instrumentos musicais
A EJ Luteria é a Empresa Júnior do curso de Luteria da UFPR, entidade sem fins lucrativos e tem o objetivo de proporcionar aos alunos experiências do dia a dia de uma oficina. A empresa se dedica à manutenção e reparos em instrumentos musicais estudados no curso, de corda e de madeira. A EJ atende também a comunidade externa para consertos de instrumentos das famílias do violão, violino e guitarra elétrica. Os custos se referem apenas aos materiais utilizados. Os contatos podem ser feitos através do e-mail ejluteria@gmail.com.

A EJ Luteria atende no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (SEPT), junto ao curso de Luteria. A empresa foi apresentada ao público pela primeira vez durante a Feira de Cursos e Profissões deste ano. O lutier é o profissional que elabora e confecciona instrumentos de corda. O termo Luteria vem da palavra francesa luthier (derivada de luth, instrumento antigo). O primeiro curso superior de Tecnologia em Luteria do Brasil é o da UFPR.

Luteria ─ A graduação na área foi instituída na UFPR há três anos. Durante o curso, os alunos estudam e atuam na concepção, construção e restauração de instrumentos. Além do domínio artístico e estético, aprendem também teoria, princípios de química, acústica e história da música e dos instrumentos. A ideia da formação é garantir uma formação integral, que capacite os futuros profissionais, unindo Arte e técnica. A Luteria ainda é uma atividade que engloba conhecimentos em várias áreas como Química, Física, Música, Arte, Desenho, além da habilidade no trabalho com madeira e ferramentas manuais.

O aluno deve ser observador, interessado, concentrado, com boas noções espaciais e disposto ao trabalho manual. Mais informações estão disponíveis no site http://www.sept.ufpr.br/luteria.html.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...