Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Embaixador do Vietnam no Brasil visita Reitoria da UFPR

Nguyen Van Kien em visita ao reitor Zaki Akel Sobrinho: primeira aproximação rumo a uma parceria entre o Vietnam e a UFPR. Foto: Marcos Solivan/ACS da UFPR.

O embaixador da República Socialista do Vietnam no Brasil, Nguyen Van Kien, fez uma visita de cortesia hoje (dia 30) ao reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Zaki Akel Sobrinho. Há um ano no Brasil e pela segunda vez em Curitiba, Kien deseja iniciar um intercâmbio cultural, científico e tecnológico com a UFPR.

Kien elogiou a Universidade e o Celin (Centro de Línguas), onde suas filhas estudarão Língua Portuguesa a partir de segunda-feira (dia 6). “Nós temos interesse em fazer parcerias com universidades brasileiras e a UFPR é uma das nossas opções”, afirmou o embaixador, que está em Curitiba acompanhado de sua esposa e de suas duas filhas.

O embaixador também elogiou a capital, que considera exemplo em várias áreas (como o de transportes) e listou alguns segmentos nos quais seu país – principal parceiro comercial do Brasil na América Latina – é destaque. Entre eles, a ciência e a agricultura. O Vietnam é o segundo produtor mundial de café (atrás apenas do Brasil) e de arroz (abaixo somente da Índia) e ainda uma fonte de talentos científicos.

Nguyen Van Kien lembrou também que seu governo investiu muito em Educação após a Segunda Guerra Mundial. Hoje o país tem 402 universidades e colégios e uma população de noventa milhões de habitantes. Afirmou também que o país está se integrando ao bloco de dez países da Ásia para a formação de uma grande comunidade política, econômica e cultural, a partir de 2015.

Além de dar as boas-vindas ao grupo, Zaki Akel Sobrinho citou a diversificação das áreas de atuação da UFPR, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e disse que a Universidade está aberta à formação de parcerias. “Nós estamos totalmente à disposição do Governo do Vietnam na realização de parcerias e intercâmbios de professores, na mobilidade de alunos e na realização de pesquisas em conjunto”, disse.

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...