Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Educador José Pacheco abre a II Conane Caiçara, na UFPR Litoral

 

Uma palestra do educador português José Pacheco, conhecido por ser co-criador da Escola da Ponte, na cidade do Porto, abriu nesta quinta-feira (1)

A  II Conferência de Alternativas para uma Nova Educação (Conane) Caiçara, na UFPR Litoral. Mais de 400 pessoas lotaram o auditório para ouvir Pacheco, que desafiou os educadores a sair do modelo tradicional de ensino e construir um modelo de aprendizado colaborativo, no qual as pessoas aprendam juntas, construindo projetos comuns.

Divulgação Litoral UFPR.

Para Pacheco, que foi diretor da Escola da Ponte por mais de 30 anos, os educadores que buscam novos modelos, mesmo sendo minoria em suas escolas, devem se unir em núcleos de projetos e conquistar o apoio de pais que almejem o mesmo caminho. “Nós podemos ajudar a mudar, mas leva uns dois a três anos para começar um processo”, alertou o educador.

Segundo ele, os pais devem buscar conhecer os projetos político-pedagógicos (PPP) das escolas de seus filhos e dar apoio àqueles educadores que querem o colocar em prática. “Os PPP costumam ser ótimos, mas não são seguidos”, afirmou.

Pacheco é mestre em Ciências da Educação, membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do Educação para Todos, colaborador em projetos para uma nova educação no Brasil, como o Projeto Âncora e o Ecohabitare.

A II Conane termina no sábado, dia 3 de junho. Mais informações: http://www.litoral.ufpr.br/portal/blog/noticia/ii-conane-caicara/

 

 

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...