Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Eduardo Barra assume Humanas propondo pacto nas licenciaturas, avanços nas pesquisas e nas pós-graduações e revisão de espaços

Barra (à esquerda), entre Ligia e Mulinari: novo diretor do setor de Humanas. Foto: Ana Assunção.

O professor-doutor Eduardo Salles de Oliveira Barra, do Departamento de Filosofia, assumiu hoje (dia 22) a direção do Setor de Ciências Humanas da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Eleito no último dia 26 de agosto para um mandato de quatro anos com 98% do votos, Barra tem como vice-diretora a professora-doutora Lígia Negri, do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas. Os dois substituem as professoras-doutoras Maria Tarcisa Bega e Ana Paula Martins, respectivamente diretora e vice-diretora do setor.

Eduardo Barra estabeleceu várias metas para seu mandato. Entre elas, ele quer aprimorar as iniciativas de pesquisas e de pós-graduação; profissionalizar os alunos, garantindo mais qualidade na sua preparação para o magistério; diversificar a oferta de cursos; promover um pacto entre as licenciaturas para coordenar os programas desenvolvidos pelo setor; e rever profundamente a ocupação e distribuição do espaço físico para garantir estrutura mais adequada aos cursos.

“Não ignoro que o peso e a urgência das rotinas administrativas ameaçam transformar em mero delírio primaveril essas e outras razões para o nosso desejo de sermos diretores. Mas, mesmo contra as evidências mais rudes, tenho a certeza de que, a partir de hoje, não hesitaremos mais. Aconteça o que acontecer, nosso desejo se manterá, agora revigorado pelo carinho, a amizade e a gentileza de cada um de vocês”, afirmou. Ligia Negri destacou a importância do setor de Humanas para a UFPR e do papel que a instituição exerce na sociedade. “Acredito no papel da Educação como ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.

Diálogo e desafios

No discurso de transmissão do cargo, a professora Maria Tarcisa Bega – que esteve à frente do setor por oito anos – lembrou algumas ações importantes que desenvolveu. Entre elas, a implantação do Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) no setor, a readequação dos regimentos setoriais, a criação do Sacode (Setor de Artes, Comunicação e Design), o apoio à criação de novos cursos (como o de Letras-Libras) e a modernização do Celin (Centro de Línguas).

A ex-diretora de Humanas disse que exerceu seu cargo pautada sempre no diálogo e na transparência. “Nosso maior ganho foram as relações de solidariedade entre os cursos. Nós conseguimos quebrar a tradição do ´salve-se quem puder´ na distribuição de  espaços e recursos”, comentou. Maria Tarcisa também desejou sucesso aos novos diretores e lembrou os desafios que terão de ser enfrentados por eles, como a insuficiência do espaço físico e a evasão escolar nos cursos.

O vice-reitor da UFPR e reitor em exercício, Rogério Andrade Mulinari, elogiou o trabalho da equipe comandada por Maria Tarcisa e destacou os desafios dos novos diretores na implantação das políticas públicas relacionadas ao setor. “Mesmo com estes desafios, tenho a certeza de que eles darão conta da tarefa. É um privilégio ter conosco gestores tão dedicados à UFPR, em benefício da comunidade”, comentou.

Mineiro de Juiz de Fora (MG), o novo diretor do Setor de Humanas, Eduardo Barra, é mestre e doutor em Filosofia pela USP (Universidade de São Paulo) e professor da UFPR desde 2002. A vice-diretora, Lígia Negri, é mestra em Linguística pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e doutora em Letras pela UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...