Editora UFPR recebe prêmio e lança novas traduções

o diretor da Editora UFPR, Gilberto de Castro e o tradutor do livro premiado, Guilherme Gontijo Flores

A Editora UFPR acaba de ser premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), pela edição traduzida do livro Anatomia da Melancolia de Robert Burton. O prêmio de melhor tradução de 2013, se deve ao trabalho do professor Guilherme Gontijo Flores, que fez a tradução.

A entrega da premiação foi realizada em São Paulo e contou com a presença do professor Guilherme e do diretor da Editora UFPR, Gilberto de Castro. O livro foi escolhido 58 críticos de todo País, que escolheram Anatomia da Melancolia como o mais significativo.

MAIS TRADUÇÕES: Outras três traduções acabam de ser lançadas pela Editora UFPR. São livros do filósofo e escritor chileno Hernán Neira, traduzidas por Luci Collin. Olhares sobre a América: História e Filosofia, O indivíduo inquietante sob o signo de Lope de Aguirre e
Leituras Contemporâneas da Modernidade já podem ser adquiridas nas livras da UFPR. As três obras são da área de filosofia, mas envolvem também sociologia, antropologia, história e biologia.

um dos livros recém lançados. Foto: Editora UFPR

Veja um pequeno resumo de cada um:
OLHARES SOBRE A AMÉRICA: HISTÓRIA E FILOSOFIA

Em Olhares sobre a América, o filósofo e escritor chileno Hernán Neira busca redelimitar os pontos cardeais de recentes debates pós-coloniais sobre a identidade e alteridade indo-americana, contribuindo assim para desmontar algumas das posições mais problemáticas do pensamento latino-americano pós-colonial. Optando por uma ótica da mestiçagem e evitando estacionar nos loci de enunciação que reduzem os debates sobre a condição latino-americana à relação hegemônico-subalterno, o autor reflete sobre as heranças multiculturais, a descontinuidade histórica, a pluralidade conceitual, a multiplicidade representacional e a esquizofrenia identitária que caracteriza a realidade e o pensamento latino-americanos. Através dos seis ensaios-capítulos que compõem este ambicioso livro, o autor consegue gerar um diálogo original e promissor sobre a vertigem que caracteriza qualquer tentativa de repensar a geopolítica latino-americana, desde a colonização até o presente.

O INDIVÍDUO INQUIETANTE SOB O SIGNO DE LOPE DE AGUIRRE

capa do livro O Indivíduo Inquietante. Foto: Editora UFPR

A filosofia política é o âmbito disciplinar em que este livro se move. São abordados temas tão antigos e tão contemporâneos quanto o fundamento do poder político, o mito, a rebelião, a revolução, o imperialismo, entre outros. Para isso, o filósofo e escritor chileno Hernán Neira escolheu o personagem de Lope de Aguirre ” indivíduo conhecido desde o distante século XVI, tanto no Novo quanto no Velho Mundo”, usando indistintamente suas múltiplas representações. O livro faz alusões à Jornada de Omagua y Dorado e também aos filmes, peças de teatro e aos muitos romances sobre Aguirre, bem como aos artigos acadêmicos e matérias jornalísticas sobre o assunto. Esta é uma obra altamente informada que transcende as fronteiras disciplinares, abrindo a reflexão política a um público mais vasto.

LEITURAS CONTEMPORÂNEAS DA MODERNIDADE

Como reconfigurar a modernidade à luz do estado de coisas contemporâneo? Até que ponto o agora, em sua imprecisão e multiplicidade, oferece subsídios consistentes para se pensar a temporalidade que o define e o indefine simultaneamente? Em que medida as noções de espaço, centro e periferia se articulam às formas de subjetividade e intersubjetividade que incidem nas paisagens do presente? Como o poder humano sobre a natureza propicia a emergência de políticas capazes de controlar aquilo que chamamos de vida? Essas e outras questões são tratadas pelo filósofo e escritor chileno Hernán Neira. Valendo-se de um repertório conceitual instigante e inovador, tanto no campo da filosofia política quanto no da crítica cultural, ele discute as aporias do presente, articulando modernidade, globalização, biopolítica, economia, ontologia e espaços culturais contemporâneos.