Ciência e Tecnologia

Economia paranaense é tema de debate na UFPR

Simone Meirelles     10 de setembro de 2018 - 11h59

O estado atual da economia paranaense e as perspectivas para futuro, bem como propostas para o desenvolvimento local, são os assuntos abordoados no “Encontro Setorial 2018 – Contexto e Desafios Econômicos do Paraná”. O evento vai reunir as principais entidades ligadas a setores econômicos paranaenses nesta quinta-feira, 13 de setembro, no auditório do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540), das 9 às 12h.

O primeiro bloco da programação, após a abertura feita pelo organizador, professor Gilson Martins, da UFPR, começa às 9h.  Tem como tema “Cenários e Perspectivas Macroeconômicas”, a partir das 9h. O professor Fábio Scatolin, da UFPR, fala sobre Economia Internacional; o professor Eugênio Stefanelo fala sobre Economia brasileira; e Daniel Nojima, do Ipardes, aborda Contexto e desafios da Economia Paranaense.

Em seguida, bem o bloco sobre “Cenários e Perspectivas Setoriais”. Às 9h50, Marcelo Garrido, representando a Secretaria de Estado do Abastecimento, Ocepar e Faep, fala sobre Agropecuária.  Depois, Rodrigo Rosalem, da Fecomércio, aborda o Comércio e Roberto Antonio Zurcher, da Fiep, apresenta o contexto da Indústria.

O terceiro e último bloco, continuando as perspectivas setoriais, começa às 10h20, com os temas Emprego, com Sandro Silva, economista do Dieese; Crédito, com Maria Juliana Fabris, coordenadora do Departamento Econômico do Banco Central no Sul; Finanças do Estado, com Francisco Inocêncio, assessor de Economia da Secretaria de Estado da Fazenda; Propostas para o Estado do Paraná, com Nelson Costa, da Fecoopar. A discussão final será conduzida por Pedro Loyola, da Faep.

As inscrições são gratuitas, mas com vagas limitadas. Informações são obtidas pelo e-mail gilson.martins@ufpr.br ou (41) 98447-2288.