UFPR promove debate sobre sexualidade e prevenção de doenças no Mato Grosso do Sul

Temas relacionados à sexualidade e a importância da vida saudável, com o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes, foram abordados em oficinas realizadas pela UFPR, na cidade de Castilho localizada entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A ação, realizada por docentes do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura, ao longo do mês de outubro, também discutiu com os moradores do município, questões relacionadas ao uso de drogas.

De acordo com a coordenadora da oficina, professora Christiane Gioppo, participaram voluntariamente professores da rede municipal de ensino, pais e profissionais diretamente ligados ao ambiente escolar, como é exemplo, os motoristas das vans que fazem o transporte escolar.

Disseminação do conhecimento

Com essa ação, explica a docente, a intenção é que os voluntários que participaram da oficina disseminem as informações a toda a população de Castilho. O trabalho de conscientização dos participantes das oficinas deve chegar a escolas e casas de passagens que abrigam crianças retiradas dos pais, devido ao consumo de drogas e brigas na família. Debater sobre este tema é fundamental para que a saúde pública esteja em avanço sempre, beneficiando pessoas e comunidades.

Mensalmente a UFPR, que atua em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) , promove atividades envolvendo a população residente na região. As instituições desenvolvem atualmente gestão ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

Celsina Favorito, com informações do ITTI