Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Divulgada lista de aprovados no vestibular 2014/2015 da UFPR

Calouros comemoram aprovação no vestibular da UFPR. Foto: Marcos Solivan

Em clima de festa, a UFPR divulgou nesta sexta-feira (9) a lista de candidatos aprovados no vestibular 2014/2015 da instituição. A cerimônia de entrega dos resultados aconteceu no prédio do Núcleo de Concursos, no Campus de Ciências Agrárias, e foi seguida da tradicional festa com música ao vivo e banho de lama.

Mais de 57 mil candidatos participaram deste processo seletivo, e quase 15 mil se classificaram para a segunda fase. Foram aprovados 4.927 candidatos. Aqueles que prestaram vestibular para os cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística continuam na terceira fase do Processo Seletivo.

Neste ano, serão oferecidas 6.755 vagas  – o total da soma das vagas oferecidas pelo Processo Seletivo da UFPR e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O reitor Zaki Akel Sobrinho destacou que esse vestibular, que foi o maior da instituição, ocorreu com muita tranquilidade.

Entre os novos calouros, 80% têm até 23 anos. A maioria deles (85%) vem do estado do Paraná, sendo que 71% são de Curitiba e Região Metropolitana.

Outro dado importante destacado pelo reitor é que 42% dos novos alunos concluíram o ensino médio em escolas públicas. “Isso demonstra o funcionamento do sistema de cotas”, disse.

Aprovados devem ficar atentos ao calendário de matrículas. Foto: Marcos Solivan

 

O primeiro lugar geral no processo seletivo ficou com Letícia Chaffin Barbosa Peruffo, nova caloura de Medicina, curso que teve a maior concorrência do vestibular. A candidata obteve nota de 834.850.

Os novos calouros devem ficar atentos ao calendário para o registro acadêmico, que será feito entre os dias 19 e 23 de janeiro. A consulta individual da data, horário, local e documentação necessária para o registro pode ser feita neste link.

 

Sisu

“Os candidatos que não conquistaram sua vaga não devem desanimar”, disse o reitor. Esses candidatos podem ter outra chance, com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). A UFPR vai disponibilizar 1.977 vagas para o processo, que abre inscrições – em âmbito nacional – já a partir do dia 19 de janeiro. Leia mais sobre o Sisu aqui.

De forma pioneira, a UFPR desenvolveu um aplicativo para a divulgação dos resultados do vestibular, além de outras informações.

Aplicativo

Neste ano, os vestibulandos puderam conferir o resultado também por meio de um aplicativo, que está disponível na Google Play Store para dispositivos com o sistema operacional Android. Pelo app +UFPR, os candidatos receberam a lista dos aprovados no momento em que ela foi divulgada, além de outras informações da UFPR e conteúdo da UFPR TV.

Outra novidade da UFPR neste ano foi o envio de mensagens de texto para os celulares dos candidatos aprovados no vestibular.

Leia mais sobre o aplicativo acessando este link.

 

Confira a lista completa dos aprovados na Chamada Geral do vestibular 2014-2015 da UFPR no site do Núcleo de Concursos.

Veja o álbum completo de fotos da festa dos calouros no Flickr da UFPR.

 

Por Helen Mendes

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...