Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Disciplinas transversais para programas de pós-graduação abrem inscrições nesta segunda-feira

“Filosofias da ciência e da tecnologia” e “Métodos estatísticos em pesquisa científica” são as duas disciplinas transversais ofertadas neste semestre pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Estudantes e docentes dos 88 programas de pós-graduação da Universidade podem se inscrever a partir de segunda-feira (11) pelo sistema Siga. As aulas serão ministradas por professores da UFPR e convidados.

Ao todo, são 420 vagas por disciplina, sendo 120 na modalidade presencial e 300 na remota. As aulas começam dia 13 de março e acontecem às quartas-feiras no auditório do Cifloma da Engenharia Florestal  (próximo à passarela) no Campus Jardim Botânico – a duração é de 60 horas/aula. As transmissões serão feitas ao vivo em parceria com a UFPR TV e também poderão ser acessadas posteriormente pelo YouTube. As inscrições permanecem abertas até o dia 16 de março ou até esgotarem as vagas.

Disciplinas transversais são ofertadas nas modalidades presencial e remota. Na foto, aula de março de 2018. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR
Disciplinas transversais são ofertadas nas modalidades presencial e remota. Na foto, aula de março de 2018. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

O coordenador de programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, André Rodacki, destaca que as disciplinas transversais – oferecidas desde 2017 – são uma inovação da UFPR no sentido de possibilitar o acesso remoto e ter a transversalidade. “Há interação entre estudantes de diferentes áreas e uma formação mais abrangente quali e quantitativamente”, diz.

Rodacki acrescenta que a repercussão das disciplinas transversais já ofertadas foi muito positiva. “Houve muitos elogios por parte dos alunos especialmente pela qualidade dos docentes. São professores de alta qualidade”, afirma.

Filosofias da ciência e da tecnologia

De acordo com a ementa, a disciplina foi concebida sob a perspectiva de que há não apenas uma, mas, sim, diversas filosofias da ciência e da tecnologia – destacaram-se três debates entre os mais relevantes nos últimos dois séculos: racionalidade e progresso científicos, prática e objetividade científicas e identidade e autonomia da tecnologia. As aulas excederão à abordagem filosófica, procurando também combiná-la às abordagens históricas e sociológicas, entre outras.

“É um olhar da ciência sobre si mesma”, explica um dos professores da disciplina, Eduardo Salles de Oliveira Barra, do Departamento de Filosofia e pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR. Ele acrescenta que a proposta é que os estudantes enxerguem a prática sob outra perspectiva e se tornem mais críticos. “Que consigam não só praticar muito bem o que fazem, mas também tenham uma formação além da sua [área] propriamente dita, tornando-se melhores cidadãos e cientistas que podem intervir nos debates públicos”, diz.

“É um olhar da ciência sobre si mesma. A proposta é que os estudantes enxerguem a prática sob outra perspectiva”, professor Eduardo Salles de Oliveira Barra
“É um olhar da ciência sobre si mesma. A proposta é que os estudantes enxerguem a prática sob outra perspectiva”, professor Eduardo Salles de Oliveira Barra. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

A disciplina será ministrada pelos professores Eduardo Salles de Oliveira Barra e Ronei Mocellin, do Departamento de Filosofia da UFPR, e Alex Calazans e Veronica Bahr Calazans, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). São 14 docentes convidados: Alberto Cupani (UFSC), Daniel Tozzini (UFPR), Dimas Floriani (UFPR), Eladio Constantino Pablo Craia (PUCPR), Gilmar Evandro Szczepanik (Unicentro), Halina Macedo Leal (Furb), José Borges Neto (UFPR), Jose Carlos Cifuentes (UFPR), Leyla Mariane Joaquim (UFBA), Luciana Zaterka (UFABC), Marcos Rodrigues (UEL), Mauro Condé (UFMG), Patrícia Kauark Leite (UFMG) e Tatiana Roque (UFRJ).

As últimas aulas serão integradas à programação da Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia – Escola HFC&T 2019, evento bianual realizado há 10 anos. A promoção é da UFPR e UTFPR e compõe a Rede Brasileira de Escolas de História da Ciência, ao lado da Escola USP de História das Ciências e da Escola de História da Ciência da UFMG.

Métodos estatísticos em pesquisa científica

A disciplina “Métodos estatísticos em pesquisa científica” será ministrada pelo professor Paulo Justiniano com participação de outros docentes do Departamento de Estatística da UFPR. “O que a gente procura nessa disciplina é uma visão panorâmica, que mostra como a estatística contribui para a aquisição de conhecimento e para dar sentido aos dados nas mais diversas áreas”, diz Justiniano.

“Buscamos mostrar como a estatística contribui para a aquisição de conhecimento e para dar sentido aos dados nas mais diversas áreas”, professor Paulo Justiniano. Foto: Divulgação
“Buscamos mostrar como a estatística contribui para a aquisição de conhecimento e para dar sentido aos dados nas mais diversas áreas”, professor Paulo Justiniano. Foto: Divulgação

De acordo com o professor, o objetivo é abordar o que poderia se chamar de pensamento estatístico, forma estatística de abordar os problemas, levando em consideração a necessidade de estimar coisas nas mais diversas áreas. “A ideia é discutir esse conceito e seu significado de forma não extremamente técnica, mas de maneira intuitiva, mostrando como abordar estatística contribui nas diversas áreas da ciência”, acrescenta.

Esta é a segunda vez que a disciplina é ofertada. Segundo o professor Justiniano, a estatística cresceu muito, é ampla e se especializou em procedimentos particulares em algumas áreas. “Dessa forma, uma disciplina transversal visa discutir as grandes ideias, os grandes conceitos, como o olhar estatístico sobre o problema contribui para uma melhor compreensão daquilo que está sendo estudado”, pontua.

A ementa inclui fundamentos de estatística, princípios e áreas de aplicação; métodos descritivos; noções de probabilidades e variáveis aleatórias; amostragem, modelagem e inferência estatística; estudos de caso em aplicações de estatística.

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...