Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Donizeti Giusti e Pedro Faggion são reconduzidos à direção das Ciências da Terra

Galeria em homenagem à história do Setor abriu cerimônia posse - FOTO: Ana Assunção

A comunidade acadêmica do Setor de Ciências da Terra da UFPR reconduziu os professores Donizeti Antonio Giusti e Pedro Luis Faggion – respectivamente diretor e vice-diretor da unidade – a mais quatro anos de mandato. A posse ocorreu na tarde desta quinta-feira (20), no prédio Professor João José Bigarella, Centro Politécnico. A cerimônia contou com a participação do reitor Zaki Akel e do vice-reitor Rogério Mulinari.

Em sua fala, Faggion relembrou as conquistas vivenciadas pelo Setor durante os 16 anos do Ciências da Terra. “Quando foi criado, o Setor tinha apenas um técnico administrativo; hoje são dez. Novos cursos, pós-graduações pleiteando as mais altas notas na CAPES. Antes da construção do prédio onde estamos, dividíamos um espaço de 200m² para todas as atividades; hoje temos novos laboratórios, salas de aula, equipamentos. Temos muito a agradecer a essa comunidade por chegarmos juntos até aqui”, disse o vice-diretor.

Para o diretor, Donizeti Giusti, diálogo e parcerias são fundamentais para conquistas - FOTO: Ana Assunção

Para o diretor Giusti, a responsabilidade agora é “fazer mais e melhor”. Ele ressaltou a importância da gestão compartilhada e do diálogo para a continuidade dos trabalhos. “Precisamos continuar essa construção juntos. Ampliar a pós-graduação, obter mais recursos para as atividades de campo, agilizar processos, criar novos espaços, pensarmos em novos cursos. Temos capacidade para muito mais”, avaliou o diretor.

Segundo o reitor, além de ser capaz, o Setor possui um histórico que permite planos maiores. “Investimos em um projeto que defendemos e acreditamos. Vemos com bastante otimismo novos cursos e novas conquistas. Com os planos de logística e meio ambiente que estão sendo conduzidos pelo Paraná, esse Setor se torna ainda mais fundamental. Vamos avançar e com o mesmo padrão de excelência acadêmica”, afirmou.

“Uma universidade nunca está verdadeiramente pronta. Caso contrário, está acabada. Temos muito pela frente. Como bons engenheiros que são, vamos juntos planejar, trabalhar e mudar a vida de nossa sociedade”, convidou o vice-reitor.

História

Durante a cerimônia, também foi inaugurada a Galeria dos Pioneiros e Ex-Diretores do Setor de Ciências da Terra. A iniciativa tem como objetivo resgatar a história da unidade e homenagear os gestores que conduziram tantas conquistas. Como pioneiros, estão sendo lembrados os professores João José Bigarella e Camil Gemael – ambos renomados pesquisadores na área – e o importante geólogo e primeiro reitor eleito pela comunidade universitária da UFPR, Riad Salamuni.

O vice-diretor reeleito, Pedro Faggion, assina termo de posse para mais quatro anos de gestão - FOTO: Ana Assunção

Os ex-diretores que tiveram seus retratos afixados nas paredes do prédio Professor João José Bigarella são os ex-diretores André Virmond Lima Bittencourt (gestão 1998/2002); Sílvio Rogério Correia de Freitas (gestão 2002/2006); e Chisato Oka Fiori (gestão 2006/2010). Chisato representou os gestores e disse ter “honra e orgulho de ver sua foto entre as pessoas que iniciaram a história do Setor na Universidade”. Para o filho do ex-reitor Salamuni, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Salamuni, as pessoas ali homenageadas, “além de grandes profissionais, foram e são grandes humanistas, viveram a vida intensamente e em benefício do próximo”. “Cabe a nós agora mantermos essa chama acesa. Cultura, conhecimento e humanismo nunca morrem”.

O Setor

Criado em 17 de setembro de 1998, o Setor de Ciências da Terra é constituído pelos Departamentos de Geomática, Geografia, Geologia e pelo Centro de Estudos do Mar, os quais ofertam, respectivamente, disciplinas para os cursos de graduação em Engenharia Cartográfica, Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Geologia, Oceanografia e Tecnológo em Aquicultura.

Além disso, são sete cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado em Ciências Geodésicas, mestrado e doutorado em Geologia, mestrado e doutorado em Geografia, mestrado em Oceanografia), e cursos de especialização em Análise Ambiental e Geotecnologias.

Confira aqui as fotos do evento.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...