+ UFPR

Diretor do novo Setor de Artes, Comunicação e Design toma posse

Superintendência de Comunicação Social     14 de fevereiro de 2013 - 13h55

Posse da direção do Setor de Artes, Comunicação e Design - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Chamado inicialmente de “Sacod”, o novo Setor de Artes, Comunicação e Design agora tem um diretor “pro tempore”. O professor do Departamento de Design, Dalton Razera, tomou posse do cargo na última quinta-feira (7) no auditório do Departamento de Comunicação Social (Decom). A solenidade, presidida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho, contou com a presença da diretora em exercício do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SCHLA), Norma da Luz Ferrarini, coordenadores dos cursos que integram o novo Setor, além de chefes de departamentos, professores, técnicos administrativos e estudantes.

Em seu discurso, Razera, que tem 38 anos de UFPR, salientou a importância da unificação dos cursos do setor em construção, para que se tenha melhor aproveitamento, qualidade de ensino e, sobretudo melhor convívio universitário. “Este setor promoverá mais interação entre os cursos e menos desperdício de estruturas e funcionários. O novo espaço trará para os cursos que hoje estão separados, a convivência de um espaço universitário.”

Professor Dalton Luiz Razera - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Professor Dalton Luiz Razera, diretor "pro tempore" do Sacod - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Razera disse ainda que o Setor de Artes, como provavelmente será denominado, já nasce com uma estrutura tanto física quanto conceitual forte. “O novo setor tem um apelido engraçado, mas já é forte com 70 professores, 40 técnicos administrativos e mais de 1000 alunos e aproximadamente 70 deles são estudantes de mestrado e doutorado”, comentou o diretor.

A solenidade foi encerrada com o pronunciamento do reitor, que destacou a importância e o salto que o novo setor, há muito tempo sonhado, representa para a Universidade. “Começamos este ano com a viabilização deste setor que já começa sacudindo as estruturas da Universidade”, proferiu Zaki Akel Sobrinho.

O reitor falou também sobre o processo de construção arquitetônica que abrigará o novo setor, e da importância histórica deste para a UFPR. “Hoje é o primeiro dia de uma nova história maravilhosa que será escrita com nosso trabalho conjunto. Precisamos trabalhar bem e de maneira alinhada em prol desta Universidade e do povo brasileiro que investe em nós. Serão 22 mil m² de construção, e o compromisso que assumo com toda a comunidade é de começar a primeira fase desta obra até o final do ano de 2013.”

A criação do novo setor tem gerado expectativa e confiança entre os coordenadores de cursos. “Estamos otimistas e felizes com esta nova perspectiva para os professores, alunos e técnicos”, declarou a coordenadora do curso de Comunicação Social, Rosangela Stringari.

Por abrigar uma quantidade menor de cursos, o novo setor gera uma expectativa de melhor desenvolvimento para os cursos. “Sempre fomos muito bem tratados nas Humanas, mas era um setor muito grande. O principal ponto de se ter um nova unidade é a possibilidade de crescimento. Uma estrutura menor possibilitará mais integração e teremos a possibilidade de convergir investimentos para melhorias de interesse comum”, enfatizou o coordenador de Música, Hugo Melo.

O SCHLA, setor que antes abrigava os cursos que agora formam o Sacod, também vislumbra crescimento. Para a diretora em exercício, o processo de desmembramento significa ganho e avanço para a Universidade. “Esta etapa simboliza o crescimento e o desenvolvimento deste novo setor e do que deu origem a ele. É uma fase de criação, de sucesso e de continuidade para a UFPR”, comentou Norma.

Por Flaécia Gomes, com orientação da ACS